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Curso de Educação Física promove debate sobre a inclusão no esporte no campus Santa Rosa

Na noite desta quarta-feira, 9 de agosto, aconteceu na Unijuí - Campus Santa Rosa a palestra “A inclusão no esporte: um debate necessário”. O evento foi promovido pelo curso de Educação Física e terá uma nova edição no campus Ijuí, no dia 15 de agosto, às 19h30, junto ao Espaço + Inovação.

Conforme destacou a coordenadora do curso, professora Eloísa Bohrer, a palestra marca oficialmente o início do segundo semestre para os estudantes da graduação presencial em Educação Física. “E é importante que, para marcar este momento, possamos ter um espaço de socialização em que seja possível exercitar a nossa sensibilidade”, disse.

A professora Moane Krug reforçou que o debate acerca da inclusão no esporte não é importante apenas para o curso de Educação Física, mas para toda a sociedade. Já o professor Paulo Carlan salientou a importância de os estudantes e profissionais da área, que trabalham com o movimento, com a biologia e fisiologia do corpo, participarem de discussões com esta temática.

A palestra contou com dois relatos: de Diego Ferreira Lemos, que é deficiente visual, bacharel em Direito, diretor de esporte da Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas, atleta paralímpico de futebol de cegos e praticante de atletismo, judô e jiu-jitsu; e também do professor de Educação Física, que por muito tempo foi atleta paralímpico, Jaime Perim.

Para conferir o evento na íntegra, acesse:


Curso de Educação Física promoverá palestras sobre a inclusão no esporte

O curso de Educação Física da Unijuí, em parceria com a Academia Dragões do Oriente de Santa Rosa, promoverá palestras com o tema “A inclusão no esporte: um debate necessário”. 

O primeiro evento será realizado no dia 9 de agosto, às 19h30, no miniauditório B-105 do campus Santa Rosa. O segundo será realizado no Espaço + Inovação, em Ijuí, no dia 15 de agosto, também às 19h30.

Será palestrante do evento Diego Ferreira Lemos, que é deficiente visual, bacharel em Direito, diretor de esporte da Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas, atleta paralímpico de futebol de cegos, praticante de atletismo, judô e jiu-jitsu. 

O evento será presencial, nos dois campi, e contará com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.


Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde promoveu Roda de Conversa

Na quarta-feira, 12, aconteceu a Roda de Conversa do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, da Unijuí - campus Santa Rosa, sobre a temática “Aprendendo a saborear os alimentos”.

O encontro foi conduzido pelos estagiários do curso de Educação Física, Frederico Winkler e Yago Mombach, com intermediação da técnica responsável pelo Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, Vanessa do Nascimento dos Santos. Durante a conversa foi abordado com os participantes a importância da educação em saúde, através de trocas de experiências. 

Segundo a técnica responsável pelo Laboratório, Vanessa do Nascimento dos Santos, a Roda de Conversa foi um momento de reencontros. “Vivemos uma tarde onde pudemos desfrutar de muita diversão, risadas e conversas. Mesmo todos sendo usuários do Laboratório de Atividade Física, os grupos participam em dias e horários diferentes, desta forma,  a Roda proporcionou momentos para reencontrar os amigos, além de apresentar os novos usuários que iniciaram as atividades nos últimos meses”, disse.

Após a Roda de Conversa, ocorreu a confraternização entre os participantes no espaço do Laboratório de Atividade Física com diversas atividades e distribuição de brindes. 

Para ter acesso aos serviços do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, no campus Santa Rosa, entre em contato pelo telefone (55) 3511-5200 - ramal 5001.


Laboratório de Atividades Físicas é aliado na promoção à saúde

Já é comprovado que a prática de atividade física, em qualquer idade, é benéfica para a melhora da qualidade de vida, pois ajuda na circulação sanguínea, no fortalecimento do sistema imunológico, no emagrecimento, fortalecimento dos ossos e também a diminuir o risco de doenças. Esses benefícios podem ser alcançados já a partir dos primeiros meses da prática da atividade física regular, que vai desde a caminhada até a musculação.

A Unijuí, por meio do seu curso de Educação Física e do Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, oferece um serviço qualificado nessa modalidade à comunidade. Nos municípios de Ijuí e Santa Rosa, o laboratório conta com profissionais técnicas responsáveis, além de estagiários do curso, que prestam atendimento especializado na área de musculação e exercícios físicos funcionais, buscando ofertar melhoria na qualidade de vida da população que busca o atendimento do espaço.

As atividades podem ser realizadas por pessoas de qualquer idade, desde que acompanhadas pelos profissionais do Laboratório. Para ter acesso aos serviços do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, entre em contato pelos seguintes telefones: campus Ijuí - (55) 3332-0200 - ramal 3011 e campus Santa Rosa - (55) 3511-5200 - ramal 5001.


Laboratório de Atividades Físicas desenvolve projeto em parceria com a Apae de Ijuí

O Laboratório de Atividades Físicas, vinculado ao curso de Educação Física da Unijuí e atualmente sob a coordenação da professora Eloísa Bohrer e da técnica Michele Basso, desenvolve, desde o segundo semestre de 2022, um projeto voluntário em parceria com a Apae de Ijuí. 

Quinzenalmente, nas quartas-feiras pela manhã, alunos da escola são recebidos no espaço da Universidade para vivências orientadas, de diferentes práticas corporais, a exemplo dos circuitos motores, avaliação física individualizada, ginástica funcional e esportes adaptados.

De acordo com a professora Eloísa, o principal objetivo do projeto é oportunizar a inclusão social a partir de práticas corporais no espaço educacional da Universidade, fortalecendo, assim, as ações de extensão na comunidade local. 

“Além disso, significa uma experiência formativa ímpar aos envolvidos: tanto aos acadêmicos/estagiários do curso de Educação Física vinculados ao Laboratório de Atividades Físicas, engajados em práticas de estudos, planejamentos e desenvolvimento das aulas, quanto aos alunos da Apae que têm a oportunidade de ampliar sua relação com o mundo social”, completou.


Estudantes de Educação Física da Unijuí participam do 11º acampamento em Urubici/SC

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu o 11º acampamento orientado em Urubici, Santa Catarina. A atividade ocorreu entre os dias 31 de março e 2 de abril, reunindo estudantes de Educação Física dos campi Ijuí e Santa Rosa, egressos e professores. 

O acampamento, realizado por meio da disciplina de Práticas Corporais de Aventura, foi montado no Parque Manoel Prá, em Urubici, Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Turismo do município. Segundo o professor responsável, Mauro Bertollo, a atividade buscou desenvolver valores sociais como, socialização e cooperação, além da contemplação do meio natural em busca de conscientização ambiental.

 “O objetivo do acampamento é fazer com que os estudantes percebam a importância e o significado da natureza para a vida humana, atuando de forma proativa e segura. Propor práticas corporais de aventura em diferentes perspectivas, buscando proporcionar sensações, percepções e emoções que tragam, na subjetividade, experiências positivas no âmbito individual e coletivo, atuando com criatividade, empatia e acolhimento”, explicou. 

Para chegar a estes dias repletos de aventura, o grupo dividido em setores (finanças, segurança, saúde, transporte, recreação e alimentação) construiu o planejamento da atividade durante as aulas e participaram de um encontro para a realização de práticas de rapel, ascensão em cordas, orientação, slackline, canoagem e oficina de nós e amarrações, como parte da preparação. 

De acordo com o professor, a atividade é importante para a formação dos acadêmicos. “Considero essencial para a formação humanística dos profissionais de Educação Física. Durante o acampamento, trabalhamos a superação de limites ao tirar o estudante do conforto, colocando-o, em alguns momentos, em situação extrema de cansaço, tendo que conviver coletivamente com os demais acampantes”, afirmou.

O estudante do 5º semestre de Educação Física, Lucas Forgiarini Mattos, que possui Síndrome de Down, participou do acampamento pela primeira vez. Para ele, essa foi a realização de um sonho. “Foi uma experiência espetacular. A nossa viagem foi uma grande aventura para mim, onde tudo exigiu muito envolvimento, comportamento, companheirismo, cooperação e organização. Todos os locais visitados proporcionaram uma profunda experiência de contato com a natureza, pelas paisagens naturais que são de tirar o fôlego. Essa viagem me proporcionou momentos únicos e experiências inesquecíveis que certamente contribuíram muito para o meu aprendizado e também para minha formação como acadêmico”, destacou.

Conforme o professor Mauro, Lucas foi acompanhado durante as atividades pela monitora Miriam Marasca, egressa do curso. “Percebemos o envolvimento dele e a intensidade com que o estudante realizou as atividades. O nível de vibração, de alegria por estar realizando a aventura, por superar obstáculos. Foi possível perceber também o quanto Lucas foi perseverante”, contou.

Para o acadêmico do 2º semestre do curso, Victor Centenaro Knebel, do campus Ijuí, foi inesquecível. “Desde o início da disciplina até a chegada em Urubuci, tudo foi perfeito. As aulas nos ajudaram a elucidar e entender esse desafio, onde trabalhamos diversos conceitos fundamentais para a viagem. Acredito que para todos nós foi um processo de evolução, sair da rotina, para uma vivência harmônica, em grupo. Sem dúvida, esse foi um momento de aprendizagem, de superar desafios e incontáveis experiências positivas não só para minha construção como estudante e futuro docente mas, principalmente, como ser humano”, destacou. 

Segundo a estudante do 3º semestre de Educação Física, Joice Andressa Hartmann, do campus Santa Rosa, a atividade prática agregou conhecimento à sua formação. “É difícil mensurar o quão positiva foi a experiência. Durante todo o percurso, desde o momento em que iniciamos as trilhas até a montagem do acampamento, sempre aprendemos algo novo, tanto para formação profissional quanto pessoal. No acampamento pude ter a certeza de que escolhi a profissão certa pra mim e, além disso, pude perceber o quão importante a Educação Física é para a sociedade e o quanto ela é capaz de transformar as pessoas”, finalizou. 


Estudantes de Educação Física realizam práticas corporais de aventura no campus da Unijuí

No último sábado, 18 de março, no campus da Unijuí em Ijuí, foram realizadas atividades da disciplina de Práticas Corporais de Aventura, do curso de Educação Física. Durante todo o dia, acadêmicos dos campi de Ijuí e Santa Rosa participaram de atividades como canoagem, skate, slackline, rapel e esporte de orientação.

“A ideia é que os estudantes saiam deste dia capacitados para as diferentes práticas de aventura. Tanto que eles também tiveram práticas de ascensão na corda, ancoragens, nós e amarrações, que são fundamentais para que as atividades sejam realizadas com segurança”, explicou o professor Mauro Bertollo, lembrando que a atividade também promoveu a integração entre os estudantes dos diferentes campi.

“Essa é outra questão que a disciplina trabalha: a socialização, os valores sociais, pessoais, como a superação de limites. Estamos fazendo isso desde 2011 e já conseguimos perceber que grandes amizades se formaram a partir dessa integração dos grupos”, comentou o professor, lembrando que a disciplina também levou os acadêmicos a conhecerem o campus da Universidade, através do esporte de orientação. 

Depois desta prática, os acadêmicos ainda vão participar de uma viagem a Urubici, em Santa Catarina, onde será realizado um acampamento educativo. Os estudantes já foram divididos em grupos, sendo que cada um vai trabalhar com uma parte da organização da viagem - transporte, finanças e alimentação, por exemplo. Assim, os estudantes já aprendem o que precisa ser feito para a organização de uma atividade como esta. 


Unijuí e universidades do Brasil, Chile e Argentina promovem curso de extensão na área de Educação Física

A Unijuí é uma das instituições parceiras na realização do curso “Educação Física Escolar e Atravessamentos Latino-Americanos: perspectivas decoloniais”, que será realizado de 21 de março a 27 de junho, por meio de encontros remotos. A parceria envolve o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef); o Instituto Federal Sul de Minas Gerais; a Universidade Federal do Espírito Santo; a Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo; a Universidad Católica Del Maule, do Chile;  a Universidad Provincial de Córdoba e a Universidad Nacional Del Comahue, ambas da Argentina. 

Destinado a acadêmicos, professores e a estudantes do Proef, o curso visa compartilhar experiências e saberes no campo da Educação Física escolar, entre estudantes e professores de diferentes países da América Latina, a partir de perspectivas históricas, interseccionais, decoloniais e dos povos originários, destacando a pluralidade e diversidade não somente cultural, mas de saberes.

O curso é gratuito e será realizado nas terças-feiras, das 18h às 20h. Ao final, os participantes receberão certificado de 60 horas. “O curso é uma grande oportunidade para a Unijuí e para os seus acadêmicos. Temos vagas para estudantes de Educação Física e duas destinadas ao Proef. Será um importante momento para discutir, conhecer e aprender sobre os novos contextos da América Latina, particularmente dos países Brasil, Argentina e Chile. Momento para dialogar com essas outras realidades a partir da educação e da área da Educação Física”, explicou o professor Paulo Carlan, representante da Unijuí na organização do curso.

Carlan lembra que, a cada aula, serão realizados debates sobre temas universais. Primeiro, conhecendo a legislação e temas que têm atravessamento na formação humana e profissional, de forma comprometida com as mudanças sociais, educacionais e políticas da América Latina. 

Interessados podem se inscrever neste link, preenchendo o formulário.


Laboratórios de Atividade Física em Ijuí e Santa Rosa têm aumento em número de usuários

Após dois anos de pandemia, o ano de 2022 se consolida como o primeiro de real retomada das atividades para os Laboratórios de Atividade Física e Promoção à Saúde de Ijuí e Santa Rosa. Nos dois municípios, foi possível verificar um aumento no número de atendimentos, sendo 35 usuários ativos no Laboratório do campus Santa Rosa e 213 usuários atendidos na unidade do Laboratório do campus Ijuí. 

Uma grande novidade neste ano, no campus Santa Rosa, foi a implementação do treinamento funcional. “Podemos concluir que 2022 foi excelente para o Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde de Santa Rosa. Dentre as ações que pudemos realizar estiveram, além dos atendimentos à comunidade interna e externa com a ginástica laboral e o novo treinamento funcional, também a participação na Fenasoja, no ComJuve, na Feicap, no Grupo OASE, na Feira de Saúde, no Sipat e nas interações com o suporte ao projeto Movimenta e nas atividades do Dia das Normalistas”, relata a responsável técnica do Laboratório Vanessa do Nascimento dos Santos.

Para 2023, segundo Vanessa, “o objetivo é intensificar a divulgação para a comunidade santa-rosense, a fim de que a comunidade saiba do trabalho disponível na Unijuí campus Santa Rosa, que visa o cuidado integral do sujeito e de promover saúde por meio da prática do exercício físico”. 

Já no campus Ijuí, o ano foi marcado especialmente pelo regresso de muitos usuários do Programa Integrado para a Terceira Idade - Piti/Unijuí, além de novos usuários da comunidade interna e externa que buscaram pela modalidade de musculação ofertada pelo Laboratório. “Dentre as principais atividades que desenvolvemos estiveram as tradicionais práticas corporais, viagens turísticas e encontros integrativos e sociais com o Piti. Além disso, neste ano também implementamos o projeto Caminhada Orientada que teve por objetivo levar a promoção da saúde às ruas da cidade de Ijuí por meio do incentivo ao exercício físico”, destacou a responsável técnica pelo Laboratório em Ijuí Michele Santos da Rosa Basso.

A participação em eventos institucionais como o Domingo no Campus e o Profissional do Futuro é tradicional na rotina do Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde em Ijuí. Nesse contexto, Michele ressalta que ao longo de 2022 incorporou-se, além dessas atividades, outras práticas à rotina, como a organização e desenvolvimento de uma gincana e palestra sobre “Vida ativa e longevidade” para os colaboradores da Unimed Noroeste e encontros quinzenais com um grupo de 20 alunos da Apae de Ijuí, tendo como objetivo oportunizar a inclusão social através das práticas corporais vivenciadas no ambiente educacional da Universidade. 

“Para o ano de 2023 pretende-se dar continuidade nas atividades dos projetos desenvolvidos no Laboratório, oferecendo uma nova modalidade de treinamento funcional tanto para a comunidade interna como para a externa, além de divulgar os atendimentos para a comunidade em geral”, finaliza.

Você pode ter acesso aos serviços do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde pelos seguintes contatos:

Campus Ijuí - (55) 3332-0200 - Ramal 3011

Campus Santa Rosa - (55) 3511-5200 - Ramal 5001.


Curso de Educação Física promove o 10º acampamento em Urubici, Santa Catarina

Com o objetivo de proporcionar o entendimento e a vivência de diversas técnicas esportivas e de lazer junto à natureza, a disciplina de “Práticas Corporais na Natureza” do curso de Educação Física da Unijuí promoveu o 10º acampamento orientado em Urubici, Santa Catarina. A atividade ocorreu entre os dias 12 e 15 de novembro e reuniu estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia dos campi Ijuí e Santa Rosa, egressos de Educação Física e professores convidados.

Nesta edição, o acampamento contou com o tema “(re)aproximação”, conforme explica o professor Mauro Bertollo. “A temática foi escolhida devido ao momento que vivemos pós-pandemia, o que trouxe uma experiência inesquecível, onde o grupo de acampantes entendeu a ideia e, sem dúvidas, viveu intensamente as aventuras, enfrentando os desafios propostos com maestria”. O professor reiterou ainda que buscou contemplar nas atividades valores sociais como, cooperação, interação social, autonomia, desafio, solidariedade, respeito, entre outros.

Segundo Bertollo, o formato do grupo foi crucial para a realização das ações. “A equipe de monitores é formada por egressos experientes na área de aventura, alguns com a vivência desde o primeiro acampamento, complementada com estudantes que estão iniciando a monitoria neste primeiro ano. Essa formatação da equipe de monitores é essencial, já que as práticas de aventura são de risco e precisam ser ‘calculadas’ nos seus mínimos detalhes para que não tenhamos situação de perigo durante as atividades. Os experientes assumiram as tarefas mais contundentes e os demais realizaram apoio, adquirindo experiências para novas aventuras”, frisou. 

A escolha da cidade de Urubici se deu pelas condições ideais do local para a busca dos objetivos da disciplina, onde foram realizadas atividades durante todo o dia, incluindo contemplação da natureza, caminhadas, ações voltadas à tirar os acampantes do conforto, buscando, para muitos, o limite físico e por fim, recreações. Para a estudante do 9º semestre do curso de Educação Física, no campus Santa Rosa, Ana Paula Stein, o campismo proporcionou diversas experiências em meio a natureza, aproximando as pessoas. “Também nos fez pensar de um modo diferente sobre a vida. Um acampamento que achávamos que seria ‘sofrido’ acabou se tornando em dias prazerosos, despertando o sentimento de querer vivenciar tudo isso novamente”, contou.

Leandro Corrente, estudante do 10º semestre de Educação Física, no campus Ijuí, participou como monitor pela primeira vez. Para ele, foi um desafio. “Participar da monitoria de campismo era algo que eu almejava quando fiz a viagem como aluno. Na posição de monitor a responsabilidade é grande e torna a viagem totalmente diferente, é incrível. A monitoria tem um papel importante na orientação das práticas corporais na natureza e isso proporciona para nós, monitores, uma sequência de aprendizados e  estratégias que podem ser utilizadas em outras áreas de atuação do campo da Educação Física”.

Já a acadêmica do 8º semestre de Pedagogia, Djosi von Mühlen, disse que sua experiência foi extraordinária. “Nunca imaginei que conseguiria superar tantos desafios. Antes da atividade, imaginava que não iria conseguir caminhar todos aqueles quilômetros ou cumprir com todas as atividades propostas pelo professor Mauro, mas isso foi possível. O campismo foi uma oportunidade incrível para superar meus medos e dificuldades, além de ter criado amigos e reaproximado outros”.

Segundo o professor Mauro Bertollo, a atividade é um diferencial para a formação dos estudantes e alcançou os objetivos. “O acampamento já está consolidado junto à Educação Física e vejo que está sendo bem aceito também pelos estudantes de Pedagogia. Em reunião avaliativa, que sempre fizemos antes de embarcarmos para o retorno, percebe-se o quão importante é para a formação de nossos acadêmicos a participação em um evento como esse”. 


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