O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu, na última semana, uma formação especial com professores da Rede Municipal de Educação de Ijuí. Com o tema “Tecnologia dos Povos Indígenas Brasileiros: possibilidades de ações pedagógicas no Museu”, a atividade, que foi mediada por Belair Stefanello e Fabrício de Souza, destacou a importância dos saberes tradicionais dos povos originários e como esses conhecimentos podem ser integrados ao cotidiano escolar.
Mais do que uma capacitação, o encontro foi um momento de escuta, troca e inspiração. Os professores participantes foram reconhecidos como multiplicadores fundamentais para o fortalecimento do vínculo entre o Museu e as escolas, contribuindo para a construção de um museu vivo, educativo e conectado com a comunidade.
A proposta faz parte do programa de Formação Continuada em Ciências Humanas do Madp, que busca reforçar o compromisso do Museu com a valorização das culturas indígenas e com o uso da educação como ferramenta para o reconhecimento da diversidade e da memória coletiva.
A formação também dialoga com a exposição temporária “Tecnologia dos Povos Indígenas Brasileiros”, prorrogada até o dia 9 de maio no espaço “Ijuí Hoje”. O Museu convida escolas, educadores e a comunidade a participarem dessa experiência de aprendizado e reconexão com os saberes ancestrais.