O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai) da Unijuí promoveu, na noite desta quarta-feira, 2 de abril, a palestra “Adultos no Espectro Autista: inclusão no Ensino Superior”. O evento, realizado no Salão de Atos da Universidade, fez parte da programação da Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que teve início na última terça-feira e seguirá até o sábado, dia 5.
A palestra teve o objetivo de discutir os desafios enfrentados por adultos autistas na Educação Superior, a partir da análise de estratégias de apoio e inclusão nos diferentes contextos sociais e profissionais. “A partir das políticas públicas e de todo o avanço que temos visto na formação da Educação Básica, percebemos que esse debate vem, obviamente, para a universidade e para outros espaços que se relacionam com as pessoas adultas no TEA. Precisamos pensar no processo de avaliação, no diagnóstico, e acredito que, enquanto universidade, precisamos acelerar o processo de inclusão”, destacou a professora Marta Estela Borgmann, responsável pelo Saai e mediadora da palestra.
A Unijuí, segundo Marta, conta com 17 estudantes com autismo e, portanto, o debate é uma oportunidade para promover maior conscientização sobre as habilidades e os potenciais dessas pessoas, além de refletir sobre como podemos colaborar para um ambiente mais inclusivo e acessível para todos.
Participaram da discussão a fonoaudióloga, mestre e professora do curso de Fonoaudiologia, Vanessa Deuschle Araújo; a psicóloga e analista de comportamento, Patrícia Soares; a neuropsicopedagoga clínica, Julia Amanda Herter; o médico neurologista e professor do curso de Medicina da Unijuí, Gilmar da Silva; e a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, Heloisa Renata Zientarski, que compartilhou sua experiência como pessoa com TEA.
Ainda no Salão de Atos, na tarde desta quinta-feira, às 13h30, foi realizada a palestra “Além da infância: o diagnóstico e os desafios do TEA na vida adulta”. À frente da discussão, estiveram a neuropsicóloga Márcia Baiocchi Amaral, a psiquiatra Camila Eickhoff, servidoras da Secretaria Municipal de Saúde e integrantes do CRRTEA Ijuí. Também, o psicólogo Everton Dalmolin ministrou a palestra “Manejo de comportamento no TEA”.
A programação da Semana Municipal terá sequência nesta sexta-feira, dia 4, às 9h30, com a inauguração da sede da TEAmor - Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí, localizada na Rua Guilherme Timm, nº 200, esquina com a Rua Professor Waldir Busmann.
Para encerrar, no dia 5, às 9h, haverá mateada, brinquedos, apresentações e Escolinha de Trânsito na Estação Cultura.