No último dia 24 de março, foi concluída a formação interna "Comunicação Inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual", voltada para colaboradores do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e de diferentes setores da Unijuí, como a Assessoria de Marketing, o Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil e a Rádio Unijuí FM. O objetivo da iniciativa foi qualificar a comunicação institucional, garantindo mais acessibilidade e inclusão nas ações e atendimentos do Museu e da Universidade.
A capacitação faz parte das metas e contrapartidas do projeto "Saberes e Sabores: Memórias Alimentares Tradicionais de Comunidades do Noroeste do Rio Grande do Sul", proposto pela Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana. O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, por meio do Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado.
Uma das ministrantes do curso foi Camila Blocker, pedagoga com pós-graduação em Educação Especial e profissional da área de acessibilidade. Deficiente visual, Camila compartilhou suas experiências e destacou a importância da disseminação de informações corretas sobre a inclusão:
"Nosso objetivo foi compartilhar informações para ajudar as pessoas com deficiência e mostrar como auxiliá-las no dia a dia. Muitas vezes, a falta de conhecimento impede a inclusão, não por preconceito, mas porque a informação correta não chega a todos. Também buscamos estimular a empatia, ajudando os participantes a se colocarem no lugar das pessoas com deficiência e a refletirem sobre os desafios e obstáculos enfrentados diariamente."
Evelin Ramos da Rosa, colaboradora da Rádio Unijuí FM e participante da formação, ressaltou como o curso ampliou sua compreensão sobre comunicação acessível. "Esse momento foi muito importante para quem trabalha com redes sociais e comunicação. Muitas vezes, tentamos fazer um conteúdo mais inclusivo, mas sem a experiência prática. A conversa com a Camila nos permitiu perceber pontos que podemos melhorar, não apenas no âmbito profissional, mas também pessoal, tornando-nos mais conscientes e preparados para construir um mundo mais acessível."
Com essa ação, o Madp reforça seu compromisso com a inclusão, promovendo ações que tornam seus espaços e sua comunicação mais acessíveis para todos os públicos.