Inserir a leitura na rotina do dia a dia é uma das resoluções mais famosas para o início de um novo ano. E não é à toa que isso acontece. Isso porque o universo dos livros pode ser transformador, já que ler é capaz de ampliar horizontes, estimular a criatividade e fortalecer habilidades como concentração e análise crítica.
Mais do que uma resolução, explorar livros de diferentes gêneros e temas é uma oportunidade de se conectar com novas perspectivas, mas também de lazer e reflexão. Além de obras específicas à sua área de estudo, incorporar ficção, biografias, romances e livros sobre desenvolvimento pessoal ou cultura geral pode ser uma boa opção.
A Biblioteca Mario Osorio Marques conta com um acervo físico com mais de 300 mil itens de materiais bibliográficos, contemplando todas as áreas do conhecimento. Para te auxiliar a tirar essa meta praticar a leitura, a Bumom separou cinco dicas de obras literárias. Confira:
1 - Churchill e a ciência por trás dos discursos: como as palavras se transformam em armas, de Ricardo Sondermann
A obra apresenta o contexto da Segunda Guerra Mundial e analisa tecnicamente a retórica e a persuasão de 12 discursos do estadista britânico. O livro é uma tentativa de traduzir uma questão sempre moderna e atual, que transcende as diferentes épocas e segue como essencial: a luta pela liberdade, pela existência de um ambiente onde as oportunidades sejam criadas para pessoas que são, fundamentalmente, diferentes. Churchill viu a aproximação da tempestade nazista e se manteve fiel aos seus temores. Quando a guerra chegou e pouco havia para ser feito, foi ele quem assumiu a responsabilidade de lutar obstinadamente pela liberdade e nunca, nunca ceder.
2 - O lago, de Paola Kaufmann
O livro é um suspense que envolve ciência e investigação. Desde 1922, quando uma expedição científica levantou a hipótese da existência de um animal pré-histórico que habitaria as águas de um dos lagos da Patagônia, várias gerações de naturalistas têm partido em busca das provas pelo sul da Argentina. Os primeiros aventureiros foram o engenheiro Frey e o naturalista Viktor Mullin - este, apesar dos seguidos fracassos da empreitada, insiste em tentar localizar o monstro e demonstrar para o mundo que ele realmente existe. Ana Mullin, filha de Viktor, também é naturalista e termina perseguindo a mesma quimera de seu pai, com quem tem diferenças importantes e um vínculo perturbador. O enigma começa a ganhar outras proporções e o lago pode guardar muito mais que um animal pré-histórico.
3 - O melhor de mim, de Nicholas Sparks
Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.
4 - O que Alice esqueceu, de Liane Moriarty
Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, aguardando o nascimento do primeiro filho, rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia dez anos depois.
5 - O rancho, de Danielle Steel
Mary, Tanya e Zoe eram amigas inseparáveis na faculdade. A vida, porém, cuidou de afastá-las. Mary casou-se com um rico advogado nova-iorquino e não consegue superar a morte precoce do filho. Tanya tornou-se uma cantora famosa, mas cheia de frustrações. Zoe, a mais liberal de todas, abraçou a medicina como um sacerdócio. Após duas décadas separadas, Tanya convida as amigas para três semanas longe de suas rotinas, em um rancho no Wyoming. Aos pés das montanhas Teton, as três mulheres vão relembrar o passado, curando feridas e revelando segredos que tornarão mais real o verdadeiro significado da palavra amizade.