Iniciou nesta terça-feira, 26 de novembro, as aulas do curso Conceito Maitland ofertado pela Unijuí em parceria com a Fisiot Cursos. Participam da qualificação profissional fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia, a partir do 5º semestre.
Com foco na prática, os instrutores Edelberto Gimenes Marques e Marcelo Luza abordam este conceito que é embasado em uma minuciosa avaliação do paciente onde são utilizadas técnicas de terapia manual. Ao longo do curso, serão trabalhados aspectos como raciocínio clínico, comunicação, sistemas de bandeiras, cura tecidual, sistema de avaliação subjetiva, anatomia clínica, avaliação, técnicas de tratamentos e práticas.
Segundo a coordenadora do curso Conceito Maitland, professora Edina Coelho, esta é uma abordagem amplamente reconhecida na fisioterapia, especialmente na área de terapia manual, sendo fundamental para a avaliação e tratamento de disfunções neuro-músculo-esqueléticas. “O Conceito Maitland enfatiza uma abordagem individualizada e centrada no paciente. Isso significa que o fisioterapeuta considera não apenas os sinais e sintomas, mas também o impacto funcional e emocional das queixas, desenvolvendo um plano de tratamento específico para cada caso”, explicou.