Na última terça-feira, 19 de novembro, os municípios de Três Passos, Bozano e Nova Ramada vivenciaram o Dia D de aplicação das provas do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same). O projeto, desenvolvido pela Unijuí por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, tem como objetivo fortalecer a Educação Básica na região.
Nesta edição, o Same alcançou mais de 2 mil alunos da rede municipal, matriculados do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, que foram avaliados em duas áreas do conhecimento: Matemática e Língua Portuguesa. As provas foram elaboradas com questões de múltipla escolha e respostas construídas, além de redação, com base em modelos de referência nacional, como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a Prova Brasil.
O formato da avaliação considera as habilidades desenvolvidas em cada ano do Ensino Fundamental, com diferentes graus de complexidade. Por ser diagnóstica e censitária, a avaliação fornece informações detalhadas que permitem aos gestores municipais, escolas e professores planejar estratégias educacionais - planejamentos - para os próximos anos.
“Nós estamos no quarto ano de aplicação do Same, ou seja, fechamos um ciclo tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais. A partir deste processo, conseguimos acompanhar aqueles alunos que estavam no 6º ano, e hoje estão no 9º Ano do Ensino Fundamental, assim como estudantes que estavam no 2º Ano e hoje estão no 5º Ano. As informações coletadas por meio das provas serão trabalhadas por uma equipe de professores e disponibilizadas na plataforma, que é um diferencial do nosso sistema de avaliação”, explicou a professora Cátia Maria Nehring, coordenadora do Same.
Nesta plataforma analítica, disponibilizada aos municípios após a correção das provas, são apresentados dados por escola, turma e aluno, além de informações organizadas por unidades temáticas e descritores de habilidades. Além disso, serão entregues cadernos de orientação didático-pedagógica, que servirão como ferramentas de intervenção e planejamento para os professores. “Considerando que temos municípios que fizeram nos últimos quatro anos o sistema de avaliação, conseguimos ainda fazer um movimento de comparação. Uma novidade deste ano, também, é que também estamos incorporando um processo de avaliação aos professores”, completou a professora.
Com o objetivo de fortalecer a qualidade do ensino nos municípios participantes, o projeto tem promovido formações específicas para educadores, abordando temas e possibilidades curriculares fundamentados nos resultados de avaliações realizadas. A iniciativa tem se destacado como uma ferramenta estratégica para apoiar gestores e professores na tomada de decisões voltadas ao aprimoramento do ensino. Por meio dessas ações, busca-se criar condições para um desenvolvimento educacional mais consistente e eficaz. “Estamos muito orgulhosos de estar fechando com mais de 10 mil estudantes avaliados nestes últimos quatro anos, o que nos dá a possibilidade de, no ano de 2025, revisarmos o Same a partir de novas matrizes de avaliação”, completou a professora Cátia Nehring.