Hackathon Agro e Saúde é promovido no campus da Unijuí nesta sexta e sábado - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Começou, nesta sexta-feira, 8 de novembro, o Hackathon do Agro e da Saúde. O evento é promovido pelo Impulsa Ijuí - ecossistema de inovação local, em parceria com a Unijuí, Criatec, Prefeitura Municipal de Ijuí, ACI, Sebrae e Citi Hub, e tem o objetivo de propor o desenvolvimento de soluções aplicáveis ao Agronegócio e à Saúde, a partir dos desafios de cada segmento na região. Ele segue até a tarde deste sábado, no Centro de Eventos da Unijuí.

Os desafios dentro da temática do agronegócio e saúde foram determinados uma vez que são setores que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da economia local e regional. Nesta tarde, os grupos foram organizados, os quais terão que desenvolver seus projetos com base nos desafios propostos. As apresentações vão acontecer durante o sábado, com o resultado dos melhores projetos divulgados a partir das 16h. As equipes vencedoras irão receber premiações em dinheiro. 

Como desafios, as equipes terão que propor soluções para os seguintes problemas: O primeiro, voltado para o setor da Saúde, busca responder a questão “Como transformar a saúde de Ijuí com o uso mais eficiente das informações compartilhadas dos pacientes?”. O segundo pretende responder “Como criar solução de rastreabilidade agrícola que traga mais valor e aumente a adesão do produtor rural?”. 

Os desafios foram apresentados por representantes da Cisbra Agroindustrial, pelo presidente do Hospital de Clínicas Ijuí, Douglas Uggeri, e pelo secretário municipal de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger.

“As temáticas são de extrema importância. O Agro e a Saúde passam por processos grandes de transformação, a partir da tecnologia. É uma oportunidade que estamos tendo de colocar os jovens e os participantes em contato com essas possibilidades que se apresentam neste momento”, comenta a coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec, Maria Odete Palharini, ressaltando que serão feitos muitos esforços daqui para a frente para trabalhar a inovação em ambas as áreas.

Maria Odete também valoriza a realização do Hackathon como uma oportunidade para os participantes. “Viver a experiência é o que dá mais ganho depois dessa vivência. A metodologia aprendida aqui pode ser aplicada em qualquer outro projeto, são métodos ágeis, que esses participantes podem levar para suas vidas e seus negócios”, comenta. 





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.