A Unijuí finalizou em outubro a terceira etapa do “Estudo de biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomas plasmáticas e da epigenética em expostos ocupacionais a agentes químicos”, executado pelo Projeto de Pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí (Plamedic), em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí.
A pesquisa busca investigar a saúde dos agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos em suas atividades. A terceira e última etapa ocorreu no dia 9 de outubro, onde 50 pessoas foram submetidas a entrevistas, coleta de sangue, urina e saliva. Com isso, 180 agricultores participaram ao todo da pesquisa.
Segundo a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, a realização do estudo foi positiva. “As etapas da pesquisa foram bastante satisfatórias, no contexto onde conseguimos aprimorar algumas técnicas analíticas. Também foi positiva a aceitação dos agricultores em participar e a satisfação que eles demonstraram ter em fazer parte do estudo. Além disso, é muito importante a relação entre as universidades e patrocínio que possibilitaram o desenvolvimento de uma pesquisa mais completa que trará um resultado mais resolutivo”, explicou.
Com relação aos próximos passos da pesquisa, a professora destaca que serão analisados os dados, retorno aos agricultores com os resultados e por fim, a divulgação das informações.