Criatec fica em primeiro lugar ao desenvolver plano de apoio para startups em programa nacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) ficou na primeira colocação entre os planos de ação de apoio às startups e novos negócios do Brasil. O resultado foi possível a partir de uma formação realizada no Programa  HA.IA - Hub de Aceleração para Incubadoras e Aceleradoras em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria. 

Conforme explica o gestor da Criatec Santa Rosa, Lucas Adiel Escher, o objetivo do programa foi capacitar profissionais para contribuírem com o crescimento de startups inovadoras, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e econômico do país. Além de Lucas, também integrou o programa representando a Criatec a gestora de Empreendedorismo, Maria Odete dos Santos Palharini, e a analista de planejamento Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva. Ao final da formação, as equipes dos ambientes de inovação elaboraram um plano de ação para apoio às startups.

No plano proposto pela Criatec, como explica Lucas, o foco foi, na prática, o desenvolvimento das startups e empresas de base tecnológica do programa de incubação da Incubadora, em qualificação e mentorias para introduzir módulos de qualificação em Inteligência Artificial (IA) e LGPD, consultorias e acesso a centros especializados em desenvolvimento de hardware e software inteligente, levando em consideração as necessidades específicas de cada startup e empresa de base tecnológica desde a sua fase inicial. 

“A partir da identificação dessas necessidades, fazemos as conexões com laboratórios e centros de pesquisa que possam acelerar o processo de desenvolvimento tecnológico, bem como o acesso a novos conhecimentos e parcerias de negócio”, explica. 

Ao todo foram 145 profissionais, 49 incubadoras e aceleradoras de 19 estados e mais de 500 startups impactadas pelo programa HA.IA. Os planos de ação foram avaliados por uma banca composta por especialistas da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da VIRTUS-CC. A entrega dos certificados de reconhecimento e a celebração oficial dos três vencedores vai ocorrer durante a Conferência Anprotec, que acontece de 2 a 5 de dezembro em São José dos Campos/SP.

A Antropec, em parceria com o Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS, lançou o HA.IA com para capacitar profissionais de incubadoras e aceleradoras de todas as regiões do país. As capacitações foram online síncronas e assíncronas, e somaram 50 horas de aprendizado divididos entre temáticas como Onboarding; formação e fundamentos de plataformas de hardware inteligente para a indústria; tecnologias inteligentes integradas; automação e dados; e captação de recursos para soluções de inovação e tecnologia. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.