Madp promove Seminário Bicentenário sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul - Unijuí

Iniciou nesta quarta-feira, 16 de outubro, a programação do Seminário Bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul: encontro dos pesquisadores que estudam a imigração. O evento é promovido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) em parceria com a Unijuí através dos Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e em Educação nas Ciências (PPGEC) e do curso de História da Universidade, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

A abertura oficial ocorreu no auditório do Museu e reuniu autoridades e a comunidade acadêmica. À tarde ocorreu a palestra de abertura intitulada “E/imigrações: representações da América Latina no discurso da intelectualidade alemã (1886-1918)”, com a doutora Rosane Marcia Neumann, da Furg/Uniplac, seguida de relatos de experiências de pesquisas.

O Seminário comemorativo aos 200 anos da imigração alemã, tem como objetivo fomentar e desenvolver estudos relacionados à imigração no Rio Grande do Sul, com uma ênfase especial na perspectiva da história cultural, conforme explica o coordenador do seminário, professor Ivo Canabarro.

“O evento tem a finalidade de mostrar a importância da imigração alemã no contexto regional do Noroeste do Estado, que é uma região de imigração. Ao longo da programação trabalharemos a perspectiva da história cultural da imigração, abordando identidade, literatura, fotografia e todos os elementos que compõem o contexto cultural da imigração alemã. Por isso, convidamos a comunidade, as escolas e demais interessados que participem”, frisou o professor.

A programação segue até o dia 18 de outubro, no formato híbrido, sendo presencial no Madp e on-line no canal do Youtube do Museu, neste link. Na quinta-feira, 16 de outubro, ocorrerá às 9h a palestra “Imigrantes alemães na literatura brasileira”, com o doutor Gerson Roberto Neumann (Ufrgs), às 14h a palestra “Germano Beck: um fotógrafo alemão”, com o doutor Ivo Canabarro (Unijuí) e, na sequência, relatos de experiências.

No dia 18 de outubro, sexta-feira, ocorre às 9h a palestra “Os periódicos editados em língua alemã no Brasil” com a doutora Isabel Cristina Arendt (Unisinos) e relatos de experiências de pesquisas com mediação do professor Ivo Canabarro.