A Unijuí contou com diversas atividades na Exposição-Festa Internacional das Etnias (ExpoFest Ijuí) nesta sexta-feira, dia 11 de outubro. As ações ocorreram não apenas na Casa da Universidade, mas também na Casa do Produtor Rural e no espaço de inovação InovaFest.
Na Casa do Produtor Rural, aconteceu a palestra “A diversidade cultural na construção da identidade da cultura brasileira e na paz mundial”, promovida pela Comissão de Cultura da Expofest, integrada pelo Conselho Municipal de Cultura (Comuci), do qual a Unijuí faz parte. No momento, a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares - IOV Brasil desafiou o município a promover o primeiro encontro multiétnico do Brasil, e adiantou que a Unijuí terá o primeiro mestrado em Folclore do País.
Na Casa da Unijuí, os cursos realizaram diversas atividades: a Agronomia prestou informações sobre o curso; a Biomedicina realizou o teste de glicemia; e a Estética e Cosmética avaliou a pele e realizou o exame de bioimpedância. Oficinas também foram realizadas pelos cursos de Gastronomia, Farmácia e Nutrição, além do Grupo de Pesquisa em uso de Medicamentos e Plantas Medicinais - Plamedic.
Um dos destaques do dia foi o InovaFest, um evento de inovação que teve a parceria da Unijuí. A atividade contou com a presença da secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp, que participou do evento apresentando ações e programas da pasta para fomentar a inovação no Rio Grande do Sul. À Rádio Unijuí FM, que conta com transmissão ao vivo da feira, Simone destacou que o seu objetivo foi mostrar como o governo do Estado vem se posicionando, por meio da inovação, para o enfrentamento da crise.
“Em maio deste ano, passamos por uma crise climática que atingiu boa parte dos municípios. Neste sentido, busquei mostrar o papel da inovação nesse contexto e como estamos trabalhando para reter talentos em nosso Estado. Precisamos de pessoas dedicadas que pensem o futuro do Rio Grande do Sul”, comentou.
Uma das frentes apresentadas foi o lançamento do edital do Programa Manutenção de Talentos Tecnológicos - Emergência Climática, da Fapergs, que destinará R$ 14,4 milhões às startups gaúchas. O objetivo do edital é selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico envolvendo o estímulo à manutenção de talentos que atuam em startups sediadas no Estado. Este edital é o segundo lançado pela Fapergs, que recentemente anunciou a destinação de R$ 30 milhões para o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Voltado a Desastres Climáticos. O objetivo deste edital é apoiar projetos que gerem resultados que permitam tomadas de decisão baseadas em evidências científicas e que auxiliem na elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas de enfrentamento aos desastres climáticos.
O evento contou, ainda, com a presença do diretor administrativo financeiro da Fapergs, Mauro Mastella, que abordou os mecanismos de fomento à pesquisa e à inovação. Ocorreram, ainda, a apresentação das “Mudanças climáticas e o impacto na agricultura”, por Michel Rocha da Silva; palestra sobre “As janelas de plantio e cultivares recomendadas diante dos fenômenos climáticos”, a cargo de Tiago Hörbe e Mauro Costa Beber; fala sobre os “Ecossistemas de Inovação Noroeste e Missões”, com Emily de Castro Bittencourt e Rafaela Cabral Trizotto; e uma palestra com o Inova-RS a partir do tema “Compartilhando experiências e aprendizados em ecossistemas regionais de inovação”.
A Unijuí segue na ExpoFest neste sábado, dia 12, com diversas atividades na Casa e espaços do Parque de Exposições Wanderley Burmann.