A Unijuí recebeu nesta quarta-feira, 9 de outubro, uma comitiva de professores de universidades estrangeiras, que participaram de uma reunião com a Reitoria da Universidade e, também, de uma aula internacional coordenada pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e Desenvolvimento Regional da Unijuí.
A comitiva foi integrada pelo professor doutor Rafael Velázquez Pérez, da Universidad de Vigo, na Espanha; pelo diretor da Universidad Gastón Dachary - UGD, da Argentina, e secretário executivo da Red Cidir, Benito Romero; pela coordenadora do curso de Direito da UGD, professora Ivana Lunkvist; e pela professora doutora da UGD, Viviana Teresita Vallaro.
Inicialmente, o grupo foi recebido pelo reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, e pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, que acompanhados de professores, debateram estratégias de dupla titulação para cursos de graduação da Unijuí, voltados à área da gestão, e uma possibilidade de aprofundamento de parcerias em pesquisas e projetos. “E para fortalecer ainda mais essa interação entre as três instituições, promovemos uma aula internacional à tarde, a partir da organização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e em Desenvolvimento Regional”, destacou o vice-reitor, professor Daniel Baggio.
A aula internacional, realizada com apoio da Universidad de Vigo e da UGD, da Red Cidir e do programa Erasmus+, teve como tema central as “Mudanças climáticas, Direitos Humanos e Desenvolvimento”, e contou com a participação dos professores convidados, Rafael Velázquez Pérez e Viviana Teresita Vallaro, do professor Daniel Rubens Cenci, do PPGD da Unijuí, e foi coordenada pelo professor do PPGDR da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender.
Conforme destacou o professor doutor Pedro Luís Büttenbender, os avanços dos laços de cooperação no âmbito da Red Cidir e com a Universidad de Vigo, na Espanha, fortalecem a execução das prioridades institucionais de internacionalização. “São novas oportunidades geradas pela Unijuí, que agregam também desafios, como a ampliação de intercâmbios docentes e discentes, projetos conjuntos de pesquisa, de cátedras, de dupla titulação, entre outros. Projetos apresentados e aprovados nas Convocatórias Erasmus+ são importantes canais de captação de recursos para o apoio de bolsas e outros financiamentos”, destacou.