A Unijuí protocolou na última sexta-feira, 4 de outubro, o pedido de abertura do curso de Medicina no campus Santa Rosa. A solicitação ocorreu através do edital Mais Médicos do Governo Federal, via Ministério da Educação (MEC). Ao postar a proposta para concorrer à oferta do curso, a Unijuí precisou cumprir uma série de requisitos regulatórios do edital, bem como o preenchimento dos indicadores de mérito da proposta.
Entre eles estão: projeto pedagógico de curso de graduação em Medicina (P1); plano de formação e desenvolvimento da docência em saúde (P2); plano de infraestrutura da Instituição de Educação Superior (P3); plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do Sistema Único de Saúde do município e/ou da região de saúde do curso de Medicina (P4); plano de implantação de residência médica (P5); e plano de oferta de bolsas para alunos (P6).
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, destacou que o projeto foi elaborado com muito zelo e responsabilidade pela Instituição. “A Unijuí se coloca, de fato, como um concorrente muito qualificado para a oferta do curso em Santa Rosa, município que dispõe de uma excelente infraestrutura na área. Protocolamos todos os documentos no prazo e aguardamos agora os trâmites do edital acontecerem".
Segundo o reitor, a partir de agora, a análise ocorre em etapas. "A primeira etapa consiste no saneamento da documentação, seguida de etapas intermediárias de regulamentação e eliminação de algumas propostas que não cumprirem os requisitos. O resultado final será publicizado em maio de 2025. Então, até lá estaremos aguardando o MEC definir a proposta vencedora. Temos a convicção que podemos oferecer um curso com excelente qualidade em Santa Rosa, da mesma forma como em Ijuí”, pontuou.
A divulgação preliminar das propostas que seguem em análise para oferta do curso está prevista para ocorrer no dia 28 de março de 2025, no Diário Oficial da União.