Rally Latinoamericano de Innovación valoriza a inovação e o empreendedorismo entre estudantes da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos da Unijuí participaram, no último fim de semana, do Rally Latinoamericano de Innovación, que é uma competição internacional, a qual tem o objetivo de promover a inovação aberta entre estudantes universitários. A atividade foi promovida pela Unijuí, em conjunto com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, e ocorreu, além do Brasil, em outros oito países latino-americanos. No Brasil, a Unijuí foi a única sede nesta edição. 

O Rally contou com a participação de 26 estudantes da Unijuí, os quais estavam divididos em quatro equipes nos campi de Ijuí e Santa Rosa. Os estudantes foram desafiados a solucionar problemas reais da sociedade, de maneira criativa e inovadora. Além de trabalharem na solução, eles também participaram de um momento de interação cultural com times participantes do Rally de outros países.

Na categoria Inovação, a vencedora foi a equipe PET EGC Ijuí, que concluiu o desafio “Escombros”. Na categoria Impacto Social a vencedora foi a equipe UNIJUÍ - GSC, que resolveu o desafio “Redução de Resíduos Alimentares”. 

Coordenador da Criatec da Unijuí, no campus Santa Rosa, Lucas Escher ressalta a importância do evento para a cultura de inovação e o empreendedorismo. “Nossa participação no Rally Latinoamericano de Inovação foi bem positiva, onde tivemos um grande movimento na cultura da inovação. Todos estiveram empenhados durante 28 horas consecutivas na construção de soluções para desafios reais de diversas instituições e empresas da América Latina”, destaca. 

Lucas também ressalta o empenho dos estudantes da Unijuí participantes. “Todos os projetos apresentados pelas equipes participantes da Unijuí foram muito bem desenvolvidos e com ótimas possibilidades de serem aplicados na prática. Além disso, os participantes do Rally tiveram uma experiência da participação em um evento de nível internacional e uma interação cultural com equipes de outros países latino-americanos”, completa. 

A partir de agora, os trabalhos vencedores de cada país serão avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes dos nove países. Os melhores serão premiados internacionalmente. A nível local, os trabalhos vencedores foram premiados com uma vaga no programa Decolar da Criatec, além de 10h de mentoria para transformar suas ideias em realidade. Além disso, todos os participantes que entregarem soluções receberão certificados de participação. A certificação ocorrerá no dia 17 de outubro, durante a ExpoFest Ijuí. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.