Teve início, nesta sexta-feira, 4 de outubro, o Rally Latinoamericano de Innovación, que é uma competição internacional, a qual tem o objetivo de promover a inovação aberta entre estudantes universitários. A atividade é promovida pela Unijuí, em conjunto com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, e segue até este sábado, 5 de outubro, envolvendo estudantes da Universidade. A competição tem a participação de nove países latino-americanos e a Unijuí é a única sede do Brasil na edição deste ano.
O lançamento da competição ocorreu na tarde desta sexta-feira. Ao todo, estão participando 26 estudantes da Unijuí, que estão divididos em quatro equipes, sendo duas competindo em Santa Rosa e outras duas em Ijuí. No lançamento, foram apresentados quais desafios as equipes teriam que solucionar, que consistem em problemas reais. O desafio busca fazer com que os participantes criem uma solução criativa e inovadora.
Além de trabalharem na solução, também foi promovido um momento de interação cultural com times que estão participando do Rally de outros países. O evento segue até as 22h desta sexta-feira e é retomado na manhã de sábado, às 9h. À tarde serão divulgados os vencedores da etapa brasileira.
“Os estudantes da Unijuí estão engajados, tentando achar a melhor solução para os desafios apresentados. A possibilidade de vivenciar o Rally de Innovación contribui com uma experiência internacional, o que é bem importante para eles e acreditamos que venham boas soluções por aí”, destaca a coordenadora da Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini.
O Rally acontece de forma híbrida. A Unijuí conta com três sedes (Ijuí, Panambi e Santa Rosa), sendo duas com competidores de forma presencial. Cada equipe conta com mentores disponíveis para auxílio. As equipes vencedoras ganharão uma vaga no programa Decolar da Criatec, além de 10h de mentoria para transformar suas ideias em realidade. Além disso, todos os participantes que entregarem soluções receberão certificados de participação.