Programa Inova RS abre seleção para concessão de bolsas para estudantes e profissionais da área das Ciências Agrárias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O programa Inova RS, coordenado pela Unijuí na região Noroeste e Missões, está com edital aberto para concessão de bolsa de Pesquisa,  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDTI). As bolsas são vinculadas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).  

Conforme explica o coordenador do projeto Inova RS na região, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, o edital tem o objetivo de selecionar profissionais com experiência nas áreas das Ciências Agrárias para atuar nas atividades do projeto de pesquisa em manejo e qualidade do solo e da água da região. 

“O programa Inova RS está alinhado à temática das mudanças climáticas. Com isso, existe um projeto de pesquisa que deverá ser executado para propor algumas soluções, e para isso temos o projeto de análise de solos e da água, a partir das enchentes de maio. O projeto será feito entre a Unijuí e a Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem). O papel dos bolsistas será fazer essa análise aqui na região”, detalha o professor, que destaca que a bolsa também é vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS). 

As inscrições para o processo seletivo para ingresso de candidatos às bolsas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (PDTI) estarão abertas até esta sexta-feira, 4 de outubro. Elas deverão ser feitas por meio do preenchimento do formulário de inscrição, disponível no edital, e envio de documentos pelo e-mail: inovars@unijui.edu.br

Serão disponibilizadas duas bolsas, sendo uma bolsa na modalidade PDIT 4 e uma bolsa na modalidade PDTI 5. Para a bolsa de modalidade PDTI 4, o bolsista deverá residir preferencialmente na cidade de Ijuí; e para a Bolsa PDTI 5, o bolsista deve residir preferencialmente em Três de Maio. O candidato que concorrer à bolsa PDTI 4 deverá ser profissional de nível superior com formação em Ciências Agrárias ou áreas correlatas. Já o candidato que concorrer à bolsa PDTI 5 deverá ser estudante de graduação matriculado em curso da mesma área. 

As bolsas terão o prazo máximo de dois anos para sua execução. O valor bruto das bolsas, pagas pela Fapergs, é de R$ 2.100,00 mensais para a Bolsa PDTI 4, e de R$ 1.000,00 mensais para a Bolsa PDTI 5. 

Mais informações sobre a documentação necessária para inscrição, processo de seleção, datas de divulgação de resultados e outros detalhes podem ser acessados no edital, disponível no site unijui.edu.br/agit.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.