Madp promove Domingo no Museu com programação voltada à acessibilidade e inclusão - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Neste domingo, 29 de setembro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou mais uma edição do Domingo no Museu, desta vez alusivo à 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação foi marcada por exposições, apresentações musicais e a comercialização de produtos, proporcionando cultura e lazer aos visitantes.

Conforme destacou a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, todos os anos, durante a Primavera, os museus são desafiados a promoverem atividades alinhadas a um tema central, que neste ano foi “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. Os museus têm um papel vital na promoção do acesso e da inclusão social, reafirmando que a cultura deve ser um espaço para todos, independentemente das condições físicas, sensoriais ou cognitivas. “De uma forma conjunta, cada um fazendo o que sabe e o que pode, podemos, aos poucos, tornar a nossa sociedade mais inclusiva”, destacou Iselda. 

Quem esteve no Madp  pôde conferir a Exposição de Longa Duração e também a Exposição Comemorativa aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil. Ainda, a Exposição Coletiva “Expressões da Diversidade”, focada na inclusão e na acessibilidade dos sujeitos. A mostra, que ainda estará disponível para visitação durante um mês, reúne produções artísticas de grupos da APAE e da Rede de Atenção Psicossocial, refletindo diferentes formas de expressão cultural e ressaltando a importância da inclusão.

Durante o evento, foi compartilhado o projeto “A Turma do Pão por Deus está fazendo novos amigos”, idealizado pelas autoras Maria Eli Braga Mannrich e Márcia Campos, que visa promover a educação e a cultura inclusiva, valorizando a diversidade. 

Também ocorreram apresentações das Vozes da Diversidade, com o Grupo Aprendendo a Viver – CAPS ad II; a Banda Instrumental da APAE e o grupo Musicalizando para a Vida - turma de extensão da Escola Independência. As apresentações tiveram como objetivo valorizar a diversidade das vozes e as experiências desses grupos, destacando o potencial transformador da arte e da cultura na promoção da inclusão.

O público também conferiu a Feira da Primavera no Museu, com bancas de grupos da comunidade local. 





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.