8ª edição da MoEduCiTec valoriza a produção científica estudantil em sala de aula - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí, em parceria da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE) e da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (SMED), promoveu a 8ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) e a II Mostra de Extensão da Universidade. A atividade ocorreu nesta sexta-feira, 27 de outubro, no campus Ijuí, e reuniu centenas de estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.

A MoEduCiTec tem o objetivo de fomentar a iniciação científica como atitude cotidiana em sala de aula e valorizar a publicação de trabalhos produzidos por estudantes e professores, enquanto que a Mostra de Extensão busca socializar as atividades desenvolvidas no contexto de cada projeto apoiado pelo Fundo Institucional de Extensão, com foco em ampliar as interações entre a Instituição e a comunidade.

A abertura do evento ocorreu pela manhã e contou com a presença dos alunos participantes e de professores de escolas de toda a região. Durante a atividade foi feita uma apresentação de dança e música com os alunos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). Foi realizado, ainda, uma roda de conversa envolvendo representantes das redes municipal, estadual e privada de ensino, e do Ensino Superior. 

Também estiveram presentes o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva; a coordenadora geral da 8ª MoEduCiTec, professora Marli Dallagnol Frison; a coordenadora pedagógica da 36ª CRE, Rosane Vieler Menezes; a coordenadora pedagógica da SMED, Rosangela Silvana Kopezinski Schimanoski; e a representante do Sindicato dos Professores (Sinpro), professora Maria Aparecida de Carvalho Zasso. 

Conforme o vice-reitor, eventos como este, que despertam o sentimento e o interesse pela pesquisa científica nos jovens são de extrema importância para o futuro. “É um sinal de que estamos indo no caminho certo. Ao envolver todos, em especial essa juventude com a pesquisa, conseguimos instigar a formação de futuros cientistas, que é uma tarefa importante nos dias atuais. É preciso que, além de exercer profissões, esses jovens no futuro possam pensar melhor suas áreas, trazendo inovações que sejam para melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade”, relatou o professor Daniel Knebel Baggio. 

Coordenadora da 8ª MoEduCiTec, a professora Marli Dallagnol Frison destacou que o evento já se consolidou e é um momento de encontro e diálogo entre docentes e pesquisadores de todas as modalidades. “O conhecimento científico e técnico tem papel central e é fundamental que sejam colocados em atividades que desafiem intelectualmente, principalmente os jovens. Esse evento serve, também, para enfatizar que o estudo e a pesquisa não é somente acadêmica, mas também para ampliar possibilidades e o protagonismo.”

Após a abertura do evento, ocorreu a apresentação dos trabalhos, os quais foram organizados pelos estudantes e envolveram diversos temas como artes, sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia e robótica. Os trabalhos foram avaliados e certificados por professores avaliadores. 

Conforme as estudantes Julia Baier e Camila Okazeski, terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), participar da Mostra é muito importante para a iniciação científica. “Acho importante estar aqui por conta de todos os trabalhos, que são importantes pelo conhecimento que são repassados, e também pelo evento gerar sabedoria em vários assuntos que são importantes na sociedade”, comentou Júlia. 

Já Camila ressaltou que o trabalho feito pelo grupo buscou abordar um tema relevante e que fosse de impacto na sociedade, que é o cyberbullying. “Este é um exemplo desses temas. Hoje em dia usamos muitas redes sociais e pensamos que é importante trazer às pessoas e escolas que é necessário ter um alerta sobre esse assunto e que ele deve ser mais debatido”, complementou. 

A professora Cíntia do Amarante, também do Ceap, relatou que a MoEduCiTec tem se tornado cada vez mais importante, em especial para as escolas. “É um evento que está se ampliando, e é um momento dos estudantes colocarem em prática todas as suas vivências. É um incentivo à pesquisa muito importante.”

Já a professora Roberta Pinheiro, da escola Álvaro Rodrigues Leitão, de Estrela Velha, que acompanhou um grupo formado por alunos de nível de alfabetização, destacou a importância que a Mostra tem para, além dos estudantes, as famílias. “Para nossos alunos é muito importante, pois muitos deles contam com o apoio dos pais, que auxiliam na montagem dos trabalhos. Então é um momento de aproximação que envolve toda a família para aprimorar os seus vínculos”, disse. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.