Madp promove apresentação de trabalhos no Seminário História e Memória do Museu Antropológico Diretor Pestana - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou, nesta quinta-feira, 26 de setembro, a apresentação de trabalhos do “Seminário História e Memória do Museu Antropológico Diretor Pestana”. A atividade integrou a programação do Salão do Conhecimento e reuniu pesquisadores, a comunidade acadêmica da Unijuí, além de estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), que puderam conhecer um pouco de cada trabalho apresentado. 

O seminário teve o objetivo de reunir trabalhos, que envolviam a produção de pesquisa a partir do acervo do Madp, destacando, assim, o material que está à disposição no local para a comunidade e para pesquisadores. Uma das pesquisadoras, que apresentou o trabalho “Histórias, Memória, Esquecimento e Reflexões”, foi a estudante graduada pela Unijuí, Júlia Minetto.  Segundo ela, a iniciativa foi inovadora, pois a oportunidade de trocar conhecimento e apresentar o que vem pesquisando foi ótima.

Além deste trabalho, também foi apresentado o artigo com título “Museus como agentes de Transformação Social: a Exposição”, organizado pelo designer e colaborador do Madp, Fabrício de Souza, e pelas psicólogas Andressa da Silva Dias e Márcia Baiocchi do Amaral. 

“Temos que destacar a importância do primeiro seminário realizado pelo Museu, dentro do Salão do Conhecimento, que demonstra a relação entre todas as mantidas da Fidene para também valorizar a pesquisa. Esse seminário tem importância, também, para estimular o estudo em história, e valorizar o papel que o Museu tem de resgatar a história da região, das pessoas, instituições, e poder relacionar isso para a geração do conhecimento como um todo”, ressalta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. 

O vice-reitor também salienta que o acervo do Museu precisa ser valorizado. “É um espaço que é muito utilizado, não somente a nível regional, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, uma vez que possibilita pesquisas on-line. Temos que parabenizar a todos pela organização e pela iniciativa de dar este destaque a este local tão importante”, completa. 

Além do vice-reitor, também participaram do evento a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, a presidente da Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana (AAMADP), Vivian Stroschein, funcionários do Museu, e membros da comunidade.  


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.