Bruna Penno Nogueira, do CEAP, conquistou o 1º lugar nas duas competições
Na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro, a Unijuí, por meio do projeto de extensão "AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, realizou a premiação da 3ª Competição MathGo e da 2ª Competição PortGo. As competições foram abertas no mês de julho e encerradas no dia 15 de agosto, envolvendo estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí e região.
“Os estudantes tiveram um mês, incluindo o recesso letivo, para jogar. E felizmente, conseguimos abranger mais escolas nesta edição, atingindo o nosso objetivo, que é motivar os alunos a utilizarem os aplicativos para aprender português e matemática de uma forma mais divertida”, destacou uma das professoras que participa do projeto, Barbara Gündel.
Em ambas as competições, Bruna Penno Nogueira, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), conquistou os primeiros lugares. Na Competição MathGo, ficou em segundo lugar Gustavo Rodrigues Sost, do Colégio Estadual Modelo, e em terceiro lugar Arthur de Ataides da Silva, do IMEAB. Na Competição PortGo, Arthur conquistou a segunda posição, enquanto que Ludimila Bilibio Pinto Przylinski, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santana, a terceira.
Os primeiros lugares receberam smartphones e os segundos colocados Alexas. Já a escola que mais pontuou foi o Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), nas duas competições, recebendo dois notebooks.
Durante a premiação, uma das professoras que atua no projeto, Taíse Neves Possani, agradeceu aos professores por estarem colocando os aplicativos em seus planejamentos, estimulando o uso da tecnologia como forma de complementar os estudos em duas áreas tão importantes. Os resultados têm sido tão positivos que, no próximo ano, como anunciou a professora Patrícia Carolina Pedrali, será lançado o FisiGo, para estudo da física.
“É muito gratificante ver os resultados deste projeto que envolve não só os professores da Unijuí, mas também os educadores das escolas na elaboração das questões. Por meio dele, incentivamos que os estudantes utilizem seus smartphones e computadores para aprender e desenvolver novas competências em duas áreas bastante importantes, onde muitos alunos têm dificuldades. Queremos, cada vez mais, ver os professores e estudantes utilizando essas ferramentas em sala de aula, como parte de suas disciplinas”, destacou o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin.