Unijuí oferece atendimento psicológico para estudantes e professores - Unijuí

No mês de setembro é celebrado o Setembro Amarelo, campanha voltada para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que busca também reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. Preocupada com o bem-estar da comunidade acadêmica, a Unijuí oferece espaços de apoio com serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento psicológico e pedagógico.

Através do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI) da Unijuí, os estudantes e professores contam o serviço de Psicologia Educacional, conforme explica a psicóloga do Saai, Solange Schorn. “A vida universitária pode desencadear pressões emocionais consideráveis que impactam no processo de ensino e aprendizagem. Nosso papel é propiciar formas para promover uma melhora no bem-estar desses sujeitos. Nesse sentido, o Saai oferece por meio da Psicologia Educacional, escuta, acolhimento e compreensão do sofrimento psíquico”.

Como um lugar de promoção da saúde mental, o trabalho é voltado à acolher e amparar estudantes e professores em suas questões emocionais, psicológicas ou pedagógicas. “O atendimento ocorre na forma de acolhimento, em um processo breve e focal, que se configura em um espaço seguro, pautado no respeito, na confidencialidade e no compromisso social da profissão. O processo de acolhimento envolve quatro encontros, proporcionando momentos reflexivos sobre os vários aspectos em relação à aprendizagem, às dificuldades de adaptação ao contexto universitário, de convivência, de relacionamentos e estratégias de estudo, ansiedades, medos e inseguranças”, explica Solange.

Os estudantes são atendidos mediante busca espontânea ou encaminhamentos feitos pelos coordenadores, professores e outros setores da Universidade, acolhendo questões que ultrapassam os trâmites administrativos e que revelam situações subjetivas de dificuldades pessoais e sofrimento que interferem no rendimento acadêmico.

Os atendimentos são realizados através de atendimento prévio, de acordo com a ordem de solicitações de inscrições e horários disponíveis pelo setor. Para solicitar o atendimento, o interessado deve enviar um e-mail para psicologia.educacional@unijui.edu.br e/ou naai@unijui.edu.br – e realizados de modo presencial ou on-line.

A psicóloga do Saai pontuou ainda que, com o aumento da demanda por esse serviço, novos projetos estão sendo pensados com o objetivo de ampliar as possibilidades de intervenção e acompanhamento que favoreçam a formação pessoal/profissional e fortaleçam o sentimento de pertencimento institucional.