No dia 29 de setembro, a partir das 14h, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizará mais uma edição do Domingo no Museu, desta vez, dentro da programação da 18ª Primavera dos Museus. O evento terá início às 14h, com entrada gratuita e diversas atividades.
A 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), traz um tema fundamental e atual: “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. Este evento, que ocorre de 23 a 29 de setembro, destaca o papel vital dos museus na promoção do acesso e da inclusão social, reafirmando que a cultura deve ser um espaço para todos, independentemente das condições físicas, sensoriais ou cognitivas.
Os museus têm a responsabilidade de serem reflexos da sociedade e, ao adotarem a acessibilidade como um princípio central, eles se tornam locais onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Através da inclusão, os museus não apenas ampliam seu público, mas também enriquecem suas coleções e narrativas, tornando-as mais representativas da diversidade da população.
Neste Domingo no Museu, que contará com mediação em Libras, garantindo acessibilidade a todos os participantes, a programação contará com a inauguração da exposição coletiva “Expressões da Diversidade”, focada na inclusão e na acessibilidade. A mostra reúne produções artísticas de grupos da APAE e da Rede de Atenção Psicossocial, refletindo diferentes formas de expressão cultural e ressaltando a importância da inclusão.
Também será compartilhado o projeto “A Turma do Pão por Deus está fazendo novos amigos”, idealizado pelas autoras Maria Eli Braga Mannrich e Márcia Campos, que visa promover a educação e a cultura inclusiva, valorizando a diversidade. Através das histórias de Jude, uma criança com autismo, e Cecília, uma criança com albinismo, o projeto sensibiliza e educa sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.
A partir das 15h, ocorrerão as apresentações das Vozes da Diversidade, com o Grupo Aprendendo a Viver – CAPS ad II; Grupo de Música - CAPS Colmeia; Banda Instrumental - APAE; e Musicalizando para a Vida - Turma de extensão da Escola Independência. Essas apresentações têm como objetivo valorizar a diversidade das vozes e experiências desses grupos, destacando o potencial transformador da arte e da cultura na promoção da inclusão.
Durante o evento, também ocorrerá a Feira da Primavera, com bancas de grupos da comunidade local. A feira visa valorizar o trabalho, a criatividade e a cultura de diferentes grupos, contribuindo para o fortalecimento da identidade comunitária e geração de renda. A participação na feira acontecerá mediante inscrição até esta quinta-feira, neste link.