Com o objetivo de promover e estimular a comunicação e a troca de conhecimento entre produtores rurais, empresários, pesquisadores e estudantes, a Unijuí realizou nesta quinta-feira, 12 de setembro, o Dia de Campo, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), a Escola Fazenda da Unijuí. O evento foi promovido através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, pelos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e Modelagem Matemática e Computacional, e o Programa de Melhoramento Genético de Plantas, eixo Forrageiras e Cobertura do Solo.
Com o tema “Sistemas de Produção Sustentáveis para o Desenvolvimento da Agropecuária Regional”, o Dia de Campo teve uma programação diversificada com visitas guiadas às estações de pesquisas, palestras e exposição das empresas presentes. O público pode conferir as estações Sistemas Agroflorestais; Programa de Melhoramento Genético de Plantas, dividido em dois espaços - Forrageiras e Coberturas e Grãos e Coberturas; e Manejos Sustentáveis.
Após o circuito junto às estações, ocorreram as palestras “Panorama do Mercado da Soja”, ministrada pelo especialista da Sicredi, Leonardo de Moura; “Manejo da vaca leiteira no período seco e período de transição”, com o médico veterinário da Emater, Oldemar Weiller; e “Manejo de Solo” com o engenheiro agrônomo da Emater, Gilberto Bortolini. Além disso, o Dia de Campo contou com a exposição das pesquisas Rede de Sensores Inteligentes para o monitoramento de sistemas de irrigação por pivô central e Plataforma digital de monitoramento de sistemas de irrigação, desenvolvidas pela professora do curso de Agronomia da Unijuí, Fernanda Sanes, em parceria com as empresas Fockinck e Cropsteam, vinculados ao Inova RS com o financiamento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, o Dia de Campo possibilita a socialização do conhecimento gerado dentro da Universidade. “O Dia de Campo é importante para mostrarmos tudo o que fazemos dentro da Unijuí, as vivências de sala de aula e os experimentos realizados. Isto retrata também o que nós queremos, que são as pesquisas aplicadas trazendo inovação e avanços para a nossa região”, destacou.
O Projeto Dia de Campo conta com a parceria com as seguintes instituições: Dubai Alimentos, Lopes Sementes, Sementes Cometa, Sementes Kernel, Copagril, Agrosul, Sementes Nativa, CRAT, Itaipu Sementes Forrageiras, Agropohl, Comércio e Representação Agrícola Relva e Chiapeta Empresa Agrícola, Aeroforce Drones, Plantagro, Ceriluz, Biotrop, Raíx Sementes, Agrícon, GDM, Nativus, Centro de Pesquisas e Resultados Agronômicos Missões, Gebana, Nutosolo, AgroPrecision, CNPq, Capes, Fapergs, Sicredi das Culturas, Emater, Governo do Estado do RS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Prefeitura de Augusto Pestana, Senar, Farsul, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural Patronal, Sindilat e Apassul.
O evento contou com apoio das empresas: Instituto GSI Agro, Nussed, Cabanha Ijuhy, Aeroforce Drones, Farmacampo Agropecuária, Projeto Suport’d Leite, Mig Plus, Focking, Koppert, Sultech Agro, Agroinox, Cabanha Dom Estanis, Ipê Agronegócio, 3 Tentos, Biruta aviações, Puro Trato, Eickoff seguros, JA Saúde Animal, Irriagro, Cotribá, Camera, Biotrop, Adubos Ferticel. Patrocínio de: Sicredi das Culturas, Eickhoff Seguros, Fockink, Puro Trato, Genoma, Agrosul, 3tentos, Suport D'Leite, Unifertil, Ourofino, Cavalini, Crat, Camera, RS Missões Comercio de Insumos Agrícolas LTDA, Agrovel, Irriagro, Agrosist, Saboreal, Plantagro, Produtiva, Ipê Agronegócios, R-BIO, Bionat, Sabor da Serra, La Creperia, Koppert, Lely, Ribersolo, Emater/RS , Especiarias do Mate e Patussi - Soluções em Geografia, Topografia e Engenharia Ltda.