O projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic, promoveu, nesta semana, uma oficina com integrantes da Associação das Pessoas com Fibromialgia de Ijuí (FibroIjuí). A proposta envolveu a realização de escalda-pés, meditação guiada e aromatização, práticas que podem auxiliar como alternativas complementares aos tratamentos para a Fibromialgia.
De acordo com a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, é uma grande oportunidade para o projeto de pesquisa realizar esse trabalho. “Estamos muito felizes por poder compartilhar com o grupo o que planejamos dentro do nosso grupo de pesquisa. A nossa proposta foi de, no contexto do cuidado, incentivar a essas mulheres a terem um tempo para se cuidar, relaxar e desacelerar, não pensar nos problemas”, ressalta.
“No grupo de pesquisa trabalhamos em diferentes temáticas, com pesquisas bem diversas, como a racionalidade, uso de plantas e óleos essenciais. Nesta oficina, utilizamos plantas, sal e óleos essenciais e a partir da prática, explicamos os seus efeitos e como cada um deles pode ajudar a essas pessoas”, complementa a professora.
Christiane destaca que o relaxamento pode ser feito com o uso associado às plantas que ajudam, seja no contexto da dor, ansiedade e nos tratamentos. “Sempre tentamos buscar alternativas mais naturais pensando nos efeitos colaterais positivos e segurança associada ao uso de medicamentos. No nosso trabalho realizado no Plamedic, fazemos oficinas para auxiliar, como esta de escalda-pés”, detalha.