Mais de 380 Projetos Integradores foram desenvolvidos no primeiro semestre atendendo demandas da região - Unijuí

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Aliando a teoria e a prática, os Projetos Integradores da Unijuí proporcionam aos acadêmicos a vivência de suas futuras profissões durante a graduação. Contando com o auxílio de professores, mas também com mentorias de profissionais que estão atuando no mercado de trabalho, os estudantes dos cursos de graduação presencial trabalham na proposta de soluções para desafios reais, impactando positivamente no desenvolvimento regional.

Somente no primeiro semestre de 2024, segundo o Núcleo de Inovação Pedagógica da Unijuí, 386 Projetos Integradores foram elaborados pelos estudantes, nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Os PIs atenderam a 147 desafios de 59 demandantes - sejam da comunidade ou instituições, com a mentoria de 119 profissionais. 

Entre eles está o Projeto Integrador Humanidade e Cultura - a pesquisa como princípio formativo, que foi desenvolvido por estudantes do curso de Matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, em Ijuí. Oito trabalhos foram feitos pelos acadêmicos a partir da pesquisa, sendo esta entendida como um princípio educativo, para quem se coloca no processo formativo de ser professor. Segundo as professoras do curso de Matemática e responsáveis pelo PI, Catia Maria Nering e Isabel Battisti, a partir disso, foram encaminhadas ações de modo que os estudantes elaborassem entendimentos de que o conhecer a escola é condição para a efetiva atuação do professor.

Segundo a professora Isabel Battisti os resultados foram múltiplos. “Foi possível ter conhecimento da realidade de uma escola de Educação Básica a partir de diferentes perspectivas e sujeitos que a constituem. Os projetos desenvolvidos, possibilitaram à escola demandante reconhecer-se como uma instituição educativa, com uma história na comunidade local e com impacto na vida da comunidade e dos alunos que fazem o seu percurso formativo”, explicou.

Na área de Ciências Agrárias, foi feito o PI Sistemas de Criação onde os estudantes trabalharam a partir das espécies: suinocultura, bovinocultura, piscicultura, ovinocultura e equideocultura.  Segundo os professores responsáveis pelo PI, Denize da Rosa e Emerson Pereira, os acadêmicos precisaram entender quais os principais desafios do sistema de criação de cada espécie, além de visitar propriedades rurais para a identificação dos seus problemas. A partir disso, diferentes soluções foram geradas. 

Sabrina Seifert, acadêmica do 5º semestre de Agronomia, participou do PI e estudou o setor da ovinocultura no município de Ijuí. “Foi uma experiência engrandecedora onde buscamos dados que alicerçaram o trabalho, fazendo contato a nível interestadual e internacional com ovinocultores, conferindo assim, uma aproximação maior com a dinâmica presente na criação de ovinos. Foi uma oportunidade de crescimento perante às demandas desafiadas”, destacou.

No campus Panambi, o curso de Engenharia Mecânica contou com o PI Carro de carga e descarga, onde os acadêmicos foram desafiados a construir um carro manual para transporte de barris. Segundo o professor responsável, Edomir Schmidt, o Projeto permitiu que os alunos aplicassem na prática conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas. “Os acadêmicos fizeram o processo completo: projeto conceitual, validação com o cliente, projeto detalhado, simulação de esforços, compra de matéria prima, fabricação do protótipo, teste do protótipo, lições aprendidas e sugestão de melhorias”, contou. 

No campus Santa Rosa, o curso de Educação Física promoveu o PI Humanidade e Cultura: a pesquisa como princípio formativo, tendo como proponentes diferentes entidades, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Escola de Ensino Fundamental Mercedes Motta; Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda (Cotrirosa); e Academia Baby Gyn. Segundo a professora responsável, Fabiana Ritter, foram feitas visitas e ações pensadas para cada um dos proponentes. “Percebemos o envolvimento da comunidade neste PI, principalmente, na mostra final. Isso é muito importante para os acadêmicos que puderam sentir que o seu projeto foi valorizado pela entidade”

Na área de Gestão, foi trabalhado o PI: Estratégias de Captação de Recursos para APAE de Campo Novo. Segundo o professor responsável, Marcelo Didoné, participaram acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis. “Buscamos alternativas para tentar maximizar a arrecadação de recursos da Apae. Foi muito positivo já que o projeto atendeu seu objetivo onde sugerimos soluções que podem ser consideradas simples mas que causarão um grande impacto na instituição”.


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