Com coautoria da EFA, Editora Unijuí lança o livro “Saberes Plurais” - Unijuí

A Editora Unijuí lançou o livro “Saberes Plurais”, em coautoria com o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).  A obra reúne conhecimentos de professores de diversas áreas e é resultado de um desejo coletivo do grupo, que objetiva externalizar diferentes práticas realizadas no universo escolar. O evento de lançamento ocorreu na Livraria Literatus e a participação foi aberta ao público.

O livro conta com enfoques teóricos, propostas e temáticas que interessam a todos que desejam saber mais sobre práticas do ensino. O coautor de “Saberes Plurais”, professor Leandro Rener Moura, explica que o livro, por ser produzido por professores da EFA, relata algumas vivências dos educadores dentro e fora da sala de aula. “O livro oferece a capacidade de aprendermos com outros textos. Esse aprendizado não é só com relação a temas, mas, sobretudo, à linguagem, à estrutura e à forma como esses autores se colocam em seus textos”, destaca.

“Essa alegria é imensa para a nossa Editora, que também cumpre a missão junto com a Universidade, a Fidene e todas as suas mantidas. Uma editora universitária fortalece a missão de uma instituição no momento em que a gente mostra, em que divulga para a comunidade o conhecimento produzido pela instituição”, ressalta a coordenadora administrativa da Editora Unijuí, Márcia Almeida.

A obra foi organizada pelas professoras Maristela Cristiane Heck e Eduarda Virgínia Burckhardt. Segundo Maristela, a obra é um sonho e um objetivo antigo de um grupo de professores da EFA. “Inicialmente, o nosso objetivo era falar sobre a Educação Básica. Depois pensamos: ‘Mas por que não partilhar com outros profissionais e outros espaços educativos para além da EFA?’ Enriqueceria a obra, que explora várias temáticas, em diferentes campos. O livro, inicialmente era para ser pequeno se expandiu e agora temos autores de diferentes espaços, com diferentes temáticas.”

Coautora do capítulo “O Aleitamento Materno e os Benefícios para o Bebê e a Mamãe”, a professora do curso Técnico em Enfermagem, Sandra Letícia Righi Furini, expõe que essa foi sua primeira experiência na escrita. “Esse desafio abriu muitos caminhos, comecei a estudar, comecei a me dedicar na parte do aleitamento materno. Foi o pontapé inicial para que eu começasse o projeto e o pensamento de um Mestrado na área materna/infantil.”

O livro “Saberes Plurais” está disponível na versão física, no site e na Editora Unijuí.

Por Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, acadêmicas de Jornalismo da Unijuí