Unijuí participa do VI Congresso Ciências, Tecnologias e Culturas no Chile - Unijuí

Professores e estudantes da Unijuí participaram, entre os dias 24 e 27 de julho, do VI Congresso Ciências, Tecnologias e Culturas, realizado junto à Universidade de Santiago do Chile (USACH). O evento contou com 14 simpósios de diferentes áreas do conhecimento, e teve como tema norteador a “Qualidade de Vida”.

O congresso reuniu pesquisadores de diversas nacionalidades para debater sobre alternativas e inovações que contribuem para a construção de agendas para o desenvolvimento sustentável na América Latina, desde temas políticos, econômicos, sociais, educacionais e ambientais, fortalecendo a ideia da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por um meio ambiente equilibrado.

Com a presença de estudantes e professores, a Unijuí demonstrou seu compromisso com a pesquisa e a inovação em prol do desenvolvimento sustentável. A importância acadêmica e institucional também decorre do convênio entre a Unijuí e a USACH, que tem como objetivo compartilhar pesquisas e promover o intercâmbio de alunos e professores, o que já vem ocorrendo há mais de 10 anos.

O professor doutor Daniel Rubens Cenci, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), esteve na coordenação do Simpósio 7, que tratou do tema "Alternativas para a Garantia do Meio Ambiente Equilibrado, do Desenvolvimento Sustentável e da Qualidade de Vida", no qual foram apresentados trabalhos de mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), Educação nas Ciências (PPGEC) e Sistemas Ambientais (PPGSAS) da Unijuí, fortalecendo discussões relevantes para a integração das pesquisas na Universidade e promoção do intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

A professora doutora Vidica Bianchi, do PPGEC, apresentou o trabalho "Potencialidades de uma Trilha Ecológica para o Desenvolvimento da Educação Ambiental". Em sua apresentação, a professora destacou como as trilhas ecológicas podem constituir-se em ferramentas educativas para promover a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade na preservação do meio ambiente.

O professor do PPGSAS, doutor Roberto Carbonera, juntamente com a mestranda Natália Dias de Oliveira, apresentou o trabalho intitulado "Desafios na Produção de Alimentos Saudáveis: Monitoramento da Contaminação por Agrotóxicos em Grãos de Avena Sativa". Esta pesquisa abordou a importância do monitoramento da contaminação por agrotóxicos na produção de alimentos, destacando a necessidade de práticas agrícolas mais seguras e sustentáveis para garantir a saúde dos consumidores.

Outro estudo relevante e apresentado sob a coordenação do professor doutor Roberto Carbonera, em parceria com o mestrando do PPGSAS, Daniel Reges Rossetto, tem como tema os "Resíduos de Agrotóxicos presentes em Águas para o Consumo Humano". A pesquisa revela a presença de resíduos de agrotóxicos em águas destinadas ao consumo humano, alertando para os riscos à saúde pública e a urgência de medidas de controle e prevenção.

O intercâmbio de conhecimentos e experiências proporcionado por eventos como este é fundamental para o avanço científico e a formação de redes de colaboração que podem gerar impactos positivos para diversas áreas. Cabe destacar a experiência internacional para professores e alunos, fortalecendo a inserção na América Latina, como aprendizado de comunicação em outros idiomas.

A participação dos docentes e discentes da Unijuí no Congresso evidencia o compromisso da instituição com a pesquisa e a busca por soluções no sentido de promover o desenvolvimento sem descuidar da sustentabilidade e da qualidade de vida, fortalecendo sua missão de contribuir para a construção de um futuro sustentável e equitativo, com meio ambiente equilibrado, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Texto produzido pela mestranda Natália Dias de Oliveira, do PPGSAS.