A Unijuí deu início, nesta semana, à formação em Simulação Realística destinada aos professores que atuam nos cursos da área da Saúde da Universidade. O objetivo é qualificar os docentes com a metodologia, que é de treinamento e inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos. A técnica busca replicar experiências da vida real e favorece um ambiente de interatividade, permitindo experiência prática em ambiente seguro, o que impacta no conhecimento, em habilidades e atitudes relacionadas à prática profissional.
A formação será realizada até o próximo semestre e é promovida por um dos mais importantes formadores de Simulação Realística do país, o professor e coordenador do laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Augusto Scalabrini Neto.
“Compartilhar a técnica, que é de ensino na área da Saúde, é muito importante. Hoje mudou muito o panorama da saúde, em especial a questão envolvendo a segurança do paciente, por isso, começar essa parceria para a formação dos professores com essa técnica que é moderna e inovadora, a qual contribui para a qualificação dos estudantes nas graduações, é importante, pois dá experiência para a atuação e procedimentos a serem realizados”, detalha.
O professor também espera que o método se perpetue e multiplique. “A responsabilidade é grande, pois os docentes serão os introdutores da Simulação Realística na Universidade e esperamos que eles levem todo esse conhecimento para ser usado nos laboratórios e junto aos estudantes”, complementa.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressalta que a formação em Simulação Realística está incluída no projeto pedagógico do curso, e tem como proposta proporcionar aos estudantes uma aprendizagem prática e imersiva, utilizando a estrutura e tecnologias disponíveis. “Estamos muito contentes com a vinda do professor Scalabrini, pois com essa abordagem conseguimos aprimorar as competências necessárias aos nossos futuros profissionais, aumentando a confiança e resultando em uma prática clínica mais eficaz e segura.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, destaca que a formação irá auxiliar de forma fundamental para a transmissão do ensino aos acadêmicos da área da Saúde. “Conseguimos proporcionar aos professores uma formação que inclui recursos muito avançados. Esperamos qualificar nossos docentes e técnicos para utilizar e potencializar isso para o futuro, em todas as áreas”, relata.
Já a coordenadora de Ensino em Simulação Realística da Unijuí, a professora Shana Segatto Vendruscolo, detalha que os centros de formação realísticas são fundamentais e vem crescendo na formação médica. “Precisamos estar alinhados com as metodologias de ensino. Nosso objetivo é formar um grupo de professores para que sejam capacitados para as atividades e multipliquem esse conhecimento, o que trará benefícios para a comunidade e para o ensino dos estudantes, e ajudará ainda mais as pessoas atendidas”, completa.