Museu comemorou o Dia Estadual do Patrimônio com foco na preservação documental - Unijuí

No dia 16 de agosto, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu um evento virtual para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio, destacando a importância da preservação do patrimônio documental. O encontro teve a participação de profissionais e pesquisadores da área, envolvendo também a comunidade.

O evento contou com a contribuição de Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM, e Cláudia Kaehler Sautter, chefe do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da UFSM. Ambas estiveram ativamente envolvidas no projeto Operação Recupera DAG/UFSM, que visou restaurar o arquivo permanente da Universidade Federal de Santa Maria após um alagamento, deixando o acervo inundado por cerca de 9 horas  A mediação foi conduzida por Amanda Keiko Higashi, arquivista do Madp.

O encontro promoveu uma reflexão aprofundada sobre a importância da preservação do patrimônio documental, especialmente no contexto de desastres naturais. A atividade teve como objetivo fortalecer a conscientização sobre o sentimento de pertencimento e a preservação da memória coletiva.

Cristina Strohschoen dos Santos expressou sua satisfação em participar do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2024 no Rio Grande do Sul. Ela comentou sobre a importância de conscientizar o público sobre a preservação de memórias e promover o sentimento de pertencimento. Cristina ressaltou o papel inovador do Curador de Memórias Pessoais e compartilhou que sua paixão pela preservação do patrimônio cultural começou no Museu Antropológico Diretor Pestana e na Unijuí. Ela também falou sobre a relevância da conservação preventiva e dos planos de recuperação pós-desastre, como na Operação Recupera DAG/UFSM.

O evento representou uma oportunidade crucial para discutir e aprender sobre a preservação do patrimônio documental, refletindo sobre os desafios e as melhores práticas para proteger o legado cultural. A participação e interação com a comunidade foram fundamentais para o sucesso da iniciativa e para o avanço na conscientização sobre a preservação da memória registrada.