Curso de Medicina promove aula inaugural e cerimônia de Entrega de Jalecos aos novos estudantes - Unijuí

O curso de Medicina da Unijuí promoveu, na noite desta segunda-feira, 19 de agosto, a aula inaugural da 10ª turma. A atividade foi realizada no Salão de Atos e reuniu professores, veteranos do curso, os estudantes ingressantes, além de seus familiares. Também foi feita a cerimônia de Entrega dos Jalecos pelos veteranos aos novos estudantes, um momento tradicional do curso e um dos mais esperados do evento.
Conforme destacou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, o evento é especial e muito aguardado por todos, pois marca o início dos estudantes em sua formação. Ela comentou sobre o impacto da Unijuí na região que já formou mais de 50 mil profissionais em seus quase 70 anos.
“Os números atestam o quanto a Universidade vem contribuindo com a sociedade. Com a implantação do curso de Medicina, intensificamos a atuação e contribuição regional, destinando milhões de reais em investimentos e melhorias para qualificar o atendimento da saúde em unidades básicas, refletindo, assim, na formação dos nossos futuros médicos”, comentou a vice-reitora. .
O coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, em sua saudação, trouxe uma série de informações sobre o panorama regional de saúde e o quanto o curso de Medicina da Unijuí pode trazer de melhora para a sociedade. De acordo com ele, são 391 estudantes no curso, dos quais 90% são de Ijuí e região, o que já tem representado um ganho importante para a saúde. “A comunidade já pode notar a participação dos nossos acadêmicos nas unidades de saúde, auxiliando. Nosso curso busca o contínuo aperfeiçoamento, com foco em manter e ampliar o bem-estar médico e de todos os cidadãos”, ressaltou.
Ele também lembrou que o curso tem como um dos principais objetivos qualificar a rede de saúde, com a formação de novos profissionais. Segundo ele, a média regional é de 0,80 médicos a cada 1 mil habitantes, enquanto que no Estado esse número é de 3,4 e, em Porto Alegre, de 11,2.
A aula inaugural do curso de Medicina da Unijuí também contou com a participação do presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers, o médico e professor Marcos Rovinski, que ministrou a palestra “Medicina Atual: Realidade e Tendências”. “É uma alegria poder conversar com estudantes que buscaram se aperfeiçoar e buscaram essa formação, contribuindo para a sociedade”, declarou.