Pitch da Cooperação reuniu lideranças do sistema cooperativo gaúcho - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Transmitido pelo Google Meet e pelo Youtube, o Pitch da Cooperação reuniu nesta quinta-feira, 15 de agosto, mais de 200 pessoas, entre estudantes, professores e lideranças da área do cooperativismo. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e tem como objetivo fomentar a comunicação, a integração, a pesquisa, a ciência, a inovação e a tecnologia no campo do cooperativismo.

O evento teve início com uma breve apresentação das pesquisas e projetos em desenvolvimento na Unijuí, sob coordenação de professores, mestrandos e doutorandos com bolsas do Sistema Sescoop/RS ou com estudos atrelados à temática do cooperativismo, e teve sequência com o painel “Cooperativismo e suas prioridades para a pesquisa”.

Conforme destacou o reitor, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, embora tenham sido apresentadas pesquisas que atualmente estão sendo realizadas, o cooperativismo vem sendo trabalhado há décadas pela Unijuí. “E para nós, é extremamente importante contar com as lideranças da área, com dirigentes das cooperativas, e compartilhar o que está sendo produzido e que tem relevância para o mercado”, destacou. O evento contou com representantes do Sistema Ocergs, Sescoop/RS, Fecoergs, Fecoagro, Cooperluz, Ceriluz, Cotripal, Cotrijal, Cotrirosa, Sicredi União RS/ES, Sicredi Culturas RS/MG, Sicredi Raízes RS/SC/MG, Sicredi Espumoso RS/MG, Cresol e Unimed Noroeste/RS.

Conforme explica o coordenador do evento, professor doutor Pedro Luís Büttenbender, está em plena execução no PPGDR o projeto executado em parceria com o Sescoop/RS e as cooperativas, realizado a partir dos cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional com ênfase na temática do Cooperativismo. As bolsas ofertadas para mestrandos e doutorandos foram o espaço de germinação, inclusive, para o NúcleoCoop - Núcleo de Estudos Avançados, Pesquisa, Inovação, Governança e Educação Cooperativa, que está sendo transformado em um centro de referência para a área, levando o nome de Centro de Estudos Avançados, Pesquisa, Inovação, Governança e Educação Cooperativa, no âmbito do Desenvolvimento Regional e da Sustentabilidade.

Este Centro de Estudos já concentra 25 projetos de pesquisa de doutorandos e mestrandos sobre cooperativismo; 12 projetos de pesquisa coordenados por professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, Direito e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; e quatro edições dos cursos de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, com apoio das cooperativas e Sescoop/RS, que contabiliza mais de 100 estudos de casos em cooperativas.

“Mobilizar boa parte das lideranças do sistema cooperativo gaúcho, e contar com a presença de mais de 15 dirigentes de cooperativas da nossa região neste evento, foi extremamente importante e consolida a Unijuí como referência na área, estimulando o fortalecimento do nosso Centro de Estudos. Esta referência de cooperação viabiliza e fortalece a oferta e manutenção de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, ofertas na graduação, além de estimular a pesquisa de novos projetos”, reforçou o professor Büttenbender.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.