O mês de julho foi marcado pela realização das rodadas de negócios do primeiro ciclo do Programa Startup Lab - região Noroeste e Missões. As rodadas, ocorreram no formato on-line, sob a condução da gestora de Inovação e Tecnologia do Startup Lab, Juliana Capssa Sausen, e tiveram como finalidade conectar demandas de empresas locais inscritas no programa, com soluções inovadoras apresentadas por startups de diversos municípios do Rio Grande do Sul.
Segundo a coordenadora do Programa Startup Lab da região Noroeste e Missões, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, a realização destes encontros são fundamentais. "As rodadas de aproximação do programa são essenciais para conectar demandas com soluções. Além disso, é uma oportunidade valiosa para as startups acessarem possíveis parceiros para desenvolvimento, validação e possíveis parcerias. O objetivo do projeto Ecossistema Corporativo de Inovação Aberta é justamente esse, aproximar e conectar", frisou.
Esse primeiro ciclo do Startup Lab teve um total de 11 empresas participantes: Bruning Tecnometal, Dubai Alimentos, Pondus, Faxinou, Fockink, Grupo Fricke, Hidroenergia, Novatech Agro, Rad + Radiologia, SAUR e Vitória Agência; 24 desafios de inovação aberta foram lançados nas áreas Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Produção, Logística, Tecnologia e Sustentabilidade, e 15 solucionadores, entre pesquisadores e startups, apresentaram suas soluções, sendo eles Agro Instrumentos, Bertic, BTI Estratégica, Demander, Doled, Lavoro Design Integrado, Lef Digital, Locomotiva de Ideias, Metamorfose, Meta Safety, Oriomar Ocampos, PainelConstru, Pix Force, ProjeClima Engenharia e S2D.
Com isso, a coordenadora destacou que todos esses atores, processos e articulações contribuem para fomentar a inovação aberta, o empreendedorismo e o desenvolvimento da região Noroeste e Missões.