A Unijuí recebeu, na tarde desta sexta-feira, 19 de julho, a delegação de cerca de 60 pessoas da Argentina e do Paraguai que estarão participando do Festival Internacional do Folclore de Ijuí, que acontecerá na sede da União das Etnias de Ijuí (UETI), a partir das 19h30. O objetivo da visita, feita pelos grupos Alma Guaraní, do Paraguai, e Senderos Argentinos, da Argentina, foi conhecer um pouco da Unijuí e a sua estrutura.
Na Unijuí eles foram recebidos pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, e da assessora de relações internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, que fizeram a saudação institucional e desejaram boas-vindas aos visitantes. “É uma satisfação grande recebê-los aqui. Sejam muito bem-vindos à nossa instituição e estamos ansiosos pela apresentação que farão durante o Festival”, ressalta o reitor.
O professor Daniel fez uma curta apresentação, onde contou um pouco sobre a história da Unijuí. “É uma satisfação poder mostrar um pouco e fazê-los conhecer um pouco do que temos aqui, nossos cursos tanto de graduação quanto de pós-graduação, e mais que isso, a estrutura da nossa Universidade”, destaca o vice-reitor, em sua fala.
Antes da visita ao campus da Unijuí, o grupo também esteve em visita ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), onde conheceram a história do município e da região e se aproximaram da cultura local. Conforme a vice-presidente de questões internacionais da Ueti, Marli Megier Siekierski, o Madp é um lugar extremamente importante para a cultura do município e para que as pessoas possam conhecer. “Essa visita que os grupos fizeram foi ótima, onde eles puderam conhecer a nossa terra. Foi interessante a colocação apresentada e todos ficaram encantados com as apresentações”, relata.