A Unijuí promoveu, nesta quinta-feira, 18 de julho, uma formação pedagógica com professores e coordenadores dos cursos de graduação da Universidade. A proposta da capacitação foi de potencializar a dinâmica em sala de aula e facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
O principal foco foi trabalhar com os professores que atuam diretamente com as disciplinas de Projetos Integradores, mas também foi um momento de acolhimento e preparação aos docentes para o segundo semestre letivo. “É um momento importante para os nossos professores e coordenadores, que trabalham com os Projetos Integradores. Temos que reconhecer e parabenizá-los pelos trabalhos desenvolvidos”, destaca a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
De acordo com a vice-reitora, este momento busca, mais que capacitar, aprimorar a prática docente. “Sabemos a importância de promover melhoria contínua para identificar pontos de fragilidade. Os Projetos Integradores têm um papel importante no currículo acadêmico, que é estruturado a partir de competências, onde se busca realizar as atividades de extensão em prol da comunidade”, comenta Bruna.
Além da vice-reitora, esteve presente no evento o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, que fez uma saudação institucional e falou da importância de reunir os docentes na formação, uma vez que os Projetos Integradores tem sua relevância para a comunidade, como projeto institucional e caráter de Universidade Comunitária.
A formação pedagógica teve como palestrante a doutora em Desenvolvimento Regional e pós-doutora em Educação pela Unisc, professora Giana Diesel Sebastiany, que abordou duas temáticas: “Metodologia da Problematização” e “Aprendizagem Baseada em Projetos”. “Foi um momento importante de troca de experiências, a partir da provocação que fiz aos docentes, que falaram como desenvolvem as atividades aqui na Unijuí”, detalha a palestrante.
Segundo Giana, o aprimoramento dos docentes atualmente é necessário em razão da realidade diferente que é encontrada hoje em sala de aula, onde o acadêmico precisa ser o protagonista e se sentir parte do ensino e da aprendizagem, invés de serem somente receptores de informações, como era há algum tempo.