A reitoria da Unijuí recebeu, nesta terça-feira, 16 de julho, o maestro regente de coral da Letônia Gints Ceplenieks. O maestro é educador e diretor de coros, sendo amplamente reconhecido por seu trabalho como maestro principal dos Festivais de Música Coral do seu país, além de sua contribuição significativa para a educação musical e coral. Atualmente é professor de Música na Riga Technical University - RTU.
O encontro, que contou com a participação do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg; do vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio; do professor do curso de Medicina, Elias de Mattos Berg; e da assessora de relações internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, teve o objetivo de estreitar os laços, tanto em questões acadêmicas quanto culturais.
Durante a reunião foram apresentadas a história da Unijuí ao maestro, assim como é a infraestrutura da Universidade atualmente, o que ela oferece, entre outros assuntos. Também foram trocadas informações sobre as diferenças do que é encontrado no cenário acadêmico da Letônia, em comparação com a Unijuí. “É uma satisfação muito grande receber alguém que possa contribuir conosco e nos aproximar da cultura da Letônia”, destacou o professor Dieter.
O maestro Ceplenieks ressaltou estar impressionado com tudo que vem encontrando em Ijuí durante a sua visita. “É a primeira vez que venho para cá. É impressionante como mesmo não sendo uma capital, a cidade de Ijuí consegue ter muitas coisas a oferecer. Cresci na cidade de Liepāja, que é a terceira maior do país e possui praticamente a mesma população, e é muito interessante ver tudo que é feito aqui”, relatou.
Ele acrescentou dizendo que buscará ser um difusor de tudo que é apresentado no município e pela Universidade na Letônia. Conforme explicou, vai voltar para seu país buscando ampliar as conexões, em especial com as instituições de ensino superior de Riga (capital da Letônia) e Liepāja, com a Unijuí.