Unijuí recebe emenda parlamentar para modernização do Laboratório de Análise de Solos - Unijuí

Atendendo ao pedido feito pela Unijuí, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) fez a destinação de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil, para modernização das instalações e da oferta de serviços do Laboratório de Análises de Solos da Universidade. O documento, prevendo a destinação do recurso, foi entregue na tarde desta sexta-feira, 5 de julho, pelo vereador Matheus Pompeo de Mattos ao reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, e à ex-reitora, professora Cátia Maria Nehring, que na sua gestão fez a solicitação da verba.

O Laboratório de Análise de Solos da Unijuí mantém uma sólida conexão com a comunidade regional, atendendo a uma ampla gama de clientes, incluindo pessoas físicas, jurídicas, entidades sindicais e prefeituras de toda a região Noroeste do Estado. Por meio do laboratório, que é um importante espaço de prática para os estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Química da Instituição, é realizada a avaliação dos componentes químicos e físicos dos solos e tecidos vegetais.

As análises detalhadas, realizadas pelo laboratório, fornecem aos agricultores e outros clientes informações cruciais sobre a qualidade do solo para cultivo. Além disso, oferecem orientações precisas sobre a aplicação adequada de fertilizantes, visando alcançar altos níveis de produtividade. A tecnologia de análise de tecido vegetal se destaca, permitindo diagnosticar os níveis de macro e micronutrientes nas plantas, o que representa uma ferramenta valiosa para otimizar a nutrição vegetal e obter rendimentos elevados. Além disso, a análise de resíduos orgânicos possibilita determinar os níveis de macronutrientes relevantes para a adubação orgânica.

Para se ter uma ideia, somente em 2023 foram realizadas 4.669 análises no laboratório. “Esse recurso é muito importante porque vem para o laboratório de uma instituição sem fins lucrativos, para uma área importante para a região, que é a agricultura. Com a modernização deste espaço, conseguiremos oferecer um serviço ainda mais qualificado para as pessoas que atuam no ramo agrícola”, destacou o reitor, professor Dieter Siedenberg.