Na última quarta-feira, 3 de julho, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promoveu o Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. O evento contou com a presença dos coordenadores, coordenadores das linhas de pesquisa e também das secretárias dos seis Programas da Instituição: Direito, Atenção Integral à Saúde, Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Educação nas Ciências.
Conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, o seminário teve o intuito de discutir as atividades dos Programas no ciclo 2021-2024 e alinhar a construção do relatório quadrienal que deverá ser enviado à Capes, no início do próximo ano. “Esse relatório vai ser constituído a partir do ano que vem, com prazo para envio em abril de 2025, onde vamos ter que apresentar todas as atividades que foram realizadas pelos PPGs nos últimos quatro anos, como publicações, impactos, internacionalização e situação atual de egressos. Durante essa imersão realizada na quarta-feira, conseguimos realizar uma discussão com todos, alinhar as atividades, e chegamos à proposta de formação de GTs, de grupos de trabalho para a construção destas ações em conjunto”, comentou o professor.
O principal objetivo, segundo o vice-reitor, é construir um roteiro coletivo entre os PPGs. A expectativa é que todos os Programas alcancem bons resultados na avaliação da Capes e que consigam ascender de conceito. Atualmente, a Unijuí possui um Programa com conceito 3, três Programas com conceito 4 e dois Programas com conceito 5, sendo que a maior nota pode chegar a 7. “Além dessa discussão em torno do relatório, também conseguimos refletir sobre a pós-graduação, realizando projeções para agendas futuras que ocorrerão neste ano e em 2025”, finalizou o vice-reitor.