Madp promove oficinas educativas ligadas à Exposição Temporária Conhecer para Preservar - Unijuí

Na noite da última quarta-feira, 19 de junho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) concluiu o ciclo de oficinas ligadas à Exposição Temporária "Conhecer para Preservar: Entre Nós - Asas da Cidade". O evento contou com a presença de acadêmicas dos cursos de graduação da Unijuí, das modalidades presencial e Ensino a Distância e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), vinculadas ao curso de Pedagogia da Unijuí, além de representantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan).

Eulalia Beschorner Marin, professora do curso de Pedagogia da Unijuí e organizadora do encontro, destacou a importância da participação dos alunos nas atividades relacionadas às Ciências da Natureza e aos Saberes do Mundo Natural. "Esse esforço da Universidade em promover a temática de conhecer e preservar contribui para o legado das gerações futuras. O curso de Pedagogia e o Museu são fundamentais na construção do conhecimento", afirmou a professora.

O encontro foi mediado por Gabriel Brutti, curador da Exposição “Entre Nós - Asas da Cidade” e coordenador do projeto "Dispersar". Ele apresentou o projeto aos participantes e conduziu um momento de integração entre a Universidade, o Museu e a Extensão, reforçando a importância da colaboração entre essas instituições para a promoção do conhecimento e a preservação ambiental.

Na terça-feira, dia 18, o Museu sediou as oficinas "Observação de Aves" e "Contação de Histórias", mediadas por Gabriel Brutti. As atividades fazem parte das ações educativas do museu e estão vinculadas à exposição temporária em parceria com a Unijuí, o curso de Ciências Biológicas da Unijuí, PET-Bio, Projeto Dispersar e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Pela manhã, o museu recebeu os alunos da Escola Soares de Barros, com três turmas do 7º ano. Vânia Lucia Berton, professora de Ciências que acompanhou a turma, destacou a importância das oficinas. "A caminhada pelo bosque ao lado do museu proporcionou aos alunos a oportunidade de visualizar e observar pássaros do ecossistema local. O trabalho desenvolvido por Gabriel Brutti baseia-se em suas pesquisas e trabalhos de campo, o que contribui para os nossos estudos", relatou.

Durante a tarde, as atividades continuaram, recebendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, com turmas do 3º ano. Débora Trindade e Angela Dal Molim, professoras que acompanharam a atividade, destacaram que a experiência foi significativa, pois complementou os estudos já realizados em aula, em especial sobre os tucanos. A prática ao ar livre foi um diferencial, bem como as falas do biólogo Gabriel Brutti.

Já no dia 19 de junho, o Madp recebeu o Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil para a Oficina de Contação de Histórias. Jaqueline da Cunha, professora da turma do Pré II da Educação Infantil, acompanhou os alunos durante a oficina. Segundo ela, a atividade contribuiu significativamente para a pesquisa da turma sobre a preservação do meio ambiente. "A oficina de Contação de Histórias veio para agregar ao nosso estudo sobre o meio ambiente e a relação dos pássaros com a natureza, proporcionando um momento lúdico e educativo", afirmou Jaqueline.

As histórias contadas por Gabriel Brutti baseiam-se em sua pesquisa publicada no livro “Passarinhar, descobrindo cantos e encantos”. Destinado ao público infantojuvenil, o livro convida os leitores a explorar os sons e encantos da avifauna local, promovendo a prática de "passarinhar", que conecta os observadores à natureza e revela a biodiversidade da Mata Atlântica. O livro está disponível para comercialização na Loja do Museu.