A reitoria da Unijuí segue atuante para consolidar o projeto para a criação do curso de Medicina em Santa Rosa. No início do mês de junho, o reitor da Universidade, o professor Dieter Rugard Siedenberg, acompanhado da procuradora institucional, Cristina Villa, visitou os 12 municípios que compõem a região de Santa Rosa e que mantém hospitais em funcionamento.
O objetivo dessas visitas foi de explicitar o projeto que vem sendo elaborado pela Unijuí, conforme previsto no Edital SERES/MEC 01/2023, que visa a seleção de propostas para abertura de novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul. Além de Santa Rosa, como município sede do curso, já manifestaram interesse pela adesão ao projeto o prefeito de Campina das Missões, Carlos Justen, juntamente com a secretária de Saúde, Janine Adriane Martini; o prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild; o prefeito de Alecrim, Elmo Anastácio Dullius; e o prefeito de Santo Cristo, Adair Philippsen.
A adesão manifesta, junto ao Ministério da Educação (MEC), a concordância para a instalação do curso na região. Conforme explica o professor Dieter, com a adesão, esses municípios comprometem-se em oferecer a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários à implantação e funcionamento do curso de graduação em Medicina.
Também foram visitados pela reitoria os gestores dos municípios de Porto Lucena, prefeito Jair Miguel Wagner; de Cândido Godói, prefeito Valdi Luis Goldschmidt e o secretário de Saúde, Roque Gilberto Bourscheid; de Giruá, prefeito Ruben Weimer; de Tuparendi, prefeito Leonel Fernando Petry; de Três de Maio, Marcos Vinícius Benedetti Corso; de Horizontina; prefeito Jones Jehn da Cunha; e Boa Vista do Buricá, prefeito João Rudinei Sehnem, os quais manifestaram interesse na concretização deste projeto da Unijuí na região.
De acordo com o reitor da Unijuí, a receptividade da proposta em todos os 12 municípios visitados foi absolutamente satisfatória. “Sua concretização vem ao encontro de uma demanda regional latente, e que, aliada à qualidade da oferta de ensino e responsabilidade social propiciada pela Unijuí vai representar um ganho considerável para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida em toda a região", destaca o professor Dieter.