Piti/Unijuí celebra 25 anos de atuação - Unijuí

Piti/Unijuí celebra 25 anos de atuação

O Programa Integrado para a Terceira Idade - Piti/Unijuí celebrou no sábado, 8 de junho, seus 25 anos de atuação. O evento ocorreu no auditório do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e reuniu os diferentes grupos de idosos que participam do Piti/Unijuí, além dos professores que estiveram à frente do Programa. Ao longo da tarde, foram feitas homenagens para figuras importantes para o desenvolvimento do Piti/Unijuí, resgate da trajetória, apresentação do Coral Unijuí e um chá de confraternização.

Voltado para a promoção da saúde, qualidade de vida, lazer e integração social da população idosa de Ijuí, o Piti/Unijuí realiza atividades físicas com os grupos com o objetivo de melhorar a capacidade funcional, amenizar os efeitos provocados pelo envelhecimento e contribuir para a prevenção de doenças. Além disso, ele oportuniza ações culturais e de integração social, preconizando o envelhecimento saudável e ativo.

Para a coordenadora do Piti/Unijuí, professora Eloísa Bohrer, o Programa de atuação com os idosos têm a intenção de dar visibilidade a um público que vem crescendo mundialmente e que precisa de ações específicas. “A Unijuí, enquanto instituição de formação profissional, tem a oportunidade de oferecer a sua contribuição por meio do conhecimento gerado e qualificado por diferentes áreas. O Piti/Unijuí não é somente um espaço para a orientação de atividades físicas para a população idosa, mas também um local de convivência”, explicou.

Além disso, o Programa proporciona aos acadêmicos o contato com uma das áreas de atuação profissional. “O Piti/Unijuí também foi estruturado para impactar na formação dos estudantes. O trabalho com os idosos é uma das inúmeras possibilidades dentro da Educação Física, onde eles aprendem sobre o processo de diagnóstico, elaboração de treinos e relações humanas”, pontuou a coordenadora.

O idealizador do Piti/Unijuí, professor Paulo Carlan, contou emocionado sobre a criação do Programa e agradeceu a participação de todos. “As pessoas idosas têm uma representatividade muito grande na minha vida e de muitas pessoas. Nós devemos valorizar muito as memórias e o que aprendemos com eles. Agradeço a todos e parabéns pela trajetória”.

O professor Leopoldo Schonardie Filho, coordenou o Piti/Unijuí por 21 anos, em sua fala, ele relembrou das ações feitas neste período. O Programa cresceu graças a vocês. Tudo que era proposto, era aceito por todos. A  diretoria, integrantes, acadêmicos e professores se uniam e realizavam. Dessa forma, participamos também de eventos importantes como o Fórum Gaúcho do Envelhecimento e do Conselho Estadual do Idoso”.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio destacou que para a Universidade o Piti/Unijuí funciona como uma excelente forma de contribuir com a sociedade. “Para a Unijuí é muito bom. É uma forma de contribuirmos para a qualidade de vida e o desenvolvimento. Precisamos viver com saúde e isso se faz aqui no Programa. É um conjunto de ações, a partir da atividade física, que promovem o bem-estar físico, mental e espiritual”, finalizou.