Estudantes do Ensino Médio visitam Museu e desenvolvem pesquisa sobre cultura e patrimônio de Ijuí - Unijuí

Na última quarta-feira, dia 5 de junho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu a turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho. A visita, que faz parte dos estudos da turma, incluiu uma oficina sobre "Como Pesquisar", onde os alunos tiveram contato com o acervo fotográfico preservado pelo museu.

O evento foi conduzido pela arquivista Amanda Keiko Higashi e pela assistente de pesquisa e extensão, Natieli Pinto Batista. Elas organizaram as atividades de acordo com os objetivos do projeto de pesquisa da escola, que aborda a cultura e o patrimônio de Ijuí. Segundo Natieli, os estudantes aprenderam sobre a história da fotografia e exploraram acervos com imagens de Ijuí desde o início da colonização, destacando locais como a Praça da República, a Prefeitura Municipal e a Rua do Comércio, onde estão os patrimônios culturais e materiais da cidade.

"Esta ação é de extrema importância para os estudantes explorarem na prática o que observam em sala de aula. Na sala de pesquisa, os alunos foram surpreendidos por imagens de Ijuí que os levaram a comparar mudanças ao longo das diferentes épocas e locais", comentou Natieli.

Iselda Sausen Feil, diretora do museu, destacou a importância de os estudantes do Ensino Médio utilizarem o museu para pesquisas. "Ontem, pude testemunhar essa prática em ação ao conversar com os estudantes, observando como conseguem estabelecer conexões entre os estudos e as atividades promovidas pelo museu. Durante as conversas, um jovem relatou que o contato com nosso espaço despertou novos interesses. Percebo que essa experiência pode influenciar escolhas profissionais", afirmou Iselda.

Ela também ressaltou que essa iniciativa demonstra o desejo dos jovens de ouvir e se expressar. "A visita ao museu reforça a seriedade dos projetos escolares, demonstrando um comprometimento com a formação ampliada dos estudantes", concluiu Iselda.