Criatec e Secretaria do Meio Ambiente de Ijuí certificam empresas Amigas da Reciclagem - Unijuí

Na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, ocorreu a cerimônia de certificação de empresas “Amigas da Reciclagem”, promovida pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) e o setor de fiscalização tributária de Ijuí. A ação foi realizada na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) durante o evento alusivo ao Dia do Meio Ambiente, desenvolvido pelo Município.

Nesta edição, foi feito o reconhecimento de 119 empresas referente ao ano de 2023, que destinaram materiais recicláveis produzidos em seus estabelecimentos diretamente para as associações de catadores legalmente constituídas no município, e em troca, garantem  um incentivo na taxa de coleta de lixo imbuída no IPTU.

No total foram entregues 117 toneladas de materiais recicláveis entre plástico, papel, papelão, alumínio, ferro e metal, impactando positivamente na vida de 29 famílias vinculadas à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6), possibilitando melhorar as condições de trabalho, renda e qualidade de vida dessas pessoas.

A ação desenvolvida ainda contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, indo ao encontro do ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 10 - Redução das Desigualdades; ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

Para a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, com esse trabalho, há um ganho social, econômico e ambiental. "A empresa ganha um incentivo e as associações de catadores recebem um material com qualidade, pré-classificado, com valor mais agregado. E o principal de tudo isso é o impacto ambiental, que na medida em que 117 toneladas de materiais são destinados corretamente, significa que são 117 toneladas a menos no meio ambiente”, frisou.

Elizandra destaca ainda que esse é o terceiro ano consecutivo em que as empresas são certificadas. “Estamos em uma crescente de empresas participantes. Em 2021 foram 73 empresas cadastradas, em 2022, 108; em 2023, 119 e, neste ano já são 121 empresas. A nossa intenção é ampliar o número de participantes e o índice de reciclagem no município, a partir do estímulo às empresas locais”, pontuou.

Empresas Amigas da Reciclagem 2023

Academia Up Fitness, Agriflora, Agrovel Agro Veterinária, Fruteira Catarinense, Atacadão da Praça, Auto peças, Arena Futebol Society, Associação Batista De Beneficência Tabea, Brasdiesel, Sede Jardim, Bel Spazio, Brindex, Casa Romane Moveis Planejados, Car House, Central da Construção matriz e filial, Clube Aquático Tiaraju, Colégio Tiradentes, Comércio e Repres Relva Ltda,Casa Agricola Girassol, Comoditá Ijuí Moveis Ltda, Construtora Scherer, Copyijui Soluções Digitais Ltda, CTG Cabo Toco, CTG Farroupilha, Color Tintas, Dali Pet Dist de Alimentos, Dinâmica Instaladora Eletrica Ltda, Dubai Alimentos e filial, Cia do artesanato, Decorato Móveis, Hotel e Restaurante Jardim Europa, Hotel Ijuí, Incognita Magazine Ltda, Instituto Lar Bom Abrigo, Indústria e comércio de artefatos Dreffs, Clip Book Shop, Santo Antônio, Atacadão e Clip Mega, Kws Distribuidora de Alimentos, Lojas Campeã, Lubgás, Made Móveis, Mitra Centro (Paróquia Nossa Senhora), Mecânica Batu, Multimóveis, Novatech, Norton Ney Menegon, Primeira Igreja Batista, Quasat Energia Solar, Rola Bola, Radiolar, Power Academia, Schirmann materiais e Soluções para Construção Ltda, Sogi, SUBWAY, TRR Lambari Combustíveis e Estação de abastecimento Ltda, Tigrão Comércio De Tintas Ltda, Expresso são Miguel, 3 Tentos, Balmer/Fricke, APM Menegon/Leonor menegon, Instituto de Oncologia, Sede Lambari, Hospital Bom Pastor, Empório móveis, Sicredi agência Sede, Agência Imigrantes e Agência São Francisco.

Seja uma empresa Amiga da Reciclagem

Empresas interessadas em fazer parte do projeto, podem entrar em contato com a Criatec através do telefone 3332-0212 ou solicitar direto pelo portal da Prefeitura de Ijuí, www.ijui.rs.gov.br/, na aba serviços digitais/requerimentos/redução taxa de lixo para empresa Amiga da reciclagem - logar e preencher o formulário.