Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí contribui ativamente para o desenvolvimento do ecossistema de inovação da região Noroeste - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com a atuação voltada a dois eixos principais: Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e Empreendedorismo, a Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), vinculada à vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão desempenha um papel importante na articulação e facilitação de processo de interação entre a Universidade, governo, empresas e a comunidade. 

Somente no eixo de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, há 22 convênios/contratos firmados pela Fidene sendo geridos pela Agit, sendo 14 deles financiados por empresas. Há, também, outros firmados diretamente pelos pesquisadores e docentes em agências de fomento.  “A gestão passa pelo acompanhamento da execução técnica e financeira das bolsas Profap, das entregas previstas, dos relatórios, da proteção da propriedade intelectual e transferência tecnológica, e o cumprimento do contrato em si”, explica a coordenadora da Agit, Fabiana Simon, 

Este eixo, de acordo com ela, é voltado para a prospecção de oportunidade de fomento e financiamento de projetos a partir de chamadas públicas, para a conexão com as demandas da comunidade e dos municípios, e para parcerias com empresas para o desenvolvimento de pesquisa e inovação. 

Já no eixo Empreendedorismo, a Agit desenvolve suas ações a partir da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), que tem a missão de facilitar o processo e alavancar o empreendedorismo e a inovação tecnológica na região Noroeste e estimular a cultura empreendedora, a criação e desenvolvimento de startups, a inovação aberta e a responsabilidade social e ambiental. Desde a sua criação, em 2007, mais de 60 empresas de estudantes e egressos da Unijuí já foram alavancadas pela Criatec.

Dentro da Agit, ainda se destaca o Espaço Mais Inovação, que é um complexo voltado para a educação criativa, científica e tecnológica para todas as idades, aberto à comunidade, que oportuniza cursos, oficinas, dinâmicas, interação e experimentação nos laboratórios.

Fabiana detalha que a partir da atuação da Agit, importantes projetos propulsores de inovação foram implementados com recursos de órgãos de fomento, posicionando a Universidade no maior nível de maturidade entre os atores envolvidos no ecossistema local de inovação. Entre os projetos se destacam o de infraestrutura física e tecnológica da Criatec em Ijuí e Santa Rosa, o Centro de Inovação em Saúde Animal e, mais recentemente, o projeto Cidades Inteligentes e o Smart LiveLab, em Santa Rosa. 

“A Agit é a principal porta de entrada das demandas de instituições e empresas públicas e privadas. É o local onde as propostas de pesquisa e transferência tecnológica se materializam. A Agência contribui diretamente para a entrada de novas empresas no mercado, mantém uma relação estreita com os órgãos de fomento locais, estaduais e nacionais e contribui ativamente nos movimentos de estímulo ao empreendedorismo e à inovação com vistas ao desenvolvimento”, completa Fabiana.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.