Editora Unijuí e Ruyzão promovem Talk em comemoração ao Dia Mundial do Livro e aniversário da escola - Unijuí

Marcando a data do Dia Mundial do Livro, e em decorrência da comemoração dos 60 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, a Editora Unijuí organizou um Talk sobre a Vida e Obra de Mario Osorio Marques, na tarde desta quarta-feira, 23 de abril, para os estudantes do Ensino Médio do Ruyzão.

“Para nós, esse é um momento de muita alegria, porque a gente consegue chegar em um público que, muitas vezes, não tem conhecimento de tudo o que se produz em uma Editora”, destaca a coordenadora administrativa da Editora Unijuí, Márcia Almeida, ressaltando o compromisso da Editora Unijuí, nos seus 38 anos de legado, na divulgação do conhecimento científico e no incentivo à leitura.

O momento foi proporcionado para 11 turmas, entre elas estudantes do 1º, 2º e 3º anos, com a presença do mestre e doutor em Educação e professor da Unijuí, José Pedro Boufleuer, e do doutor em Ciências Educativas, Sociologia, Pedagogia e Ciências Políticas e professor da Unijuí, Walter Frantz.

Foi proposta uma conversa sobre a vida do autor Mario Osorio Marques com os estudantes, intermediada pela professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Rosana Barros. “Os convidados realizaram uma conversa com os alunos, mostrando o grande pensador, idealizador e pioneiro que o autor foi e também toda a obra e todo o legado que ele deixou em forma de livros”, explica Márcia.

De acordo com a coordenadora administrativa da Editora, a união da Unijuí com o Ruyzão ocorre em um importante momento para a educação, que é o Dia Mundial do Livro. “Nós comemoramos a vida e os direitos dos autores e o incentivo à leitura. É uma data em que devemos fazer uma reflexão sobre qual papel a leitura ocupa na nossa educação”.

Durante a fala de abertura, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e editor-chefe da Editora Unijuí, Daniel Knebel Baggio, reforçou o compromisso da Unijuí com os jovens: “O futuro passa por vocês, a pesquisa vai passar por vocês, o escrever vai passar por vocês, e nós, como Unijuí, acreditamos em vocês e estamos à disposição. Queremos estar mais próximos sempre, unidos e trabalhando de maneira colaborativa, pois é daqui que vem o nosso futuro”.

Após a finalização da dinâmica, os estudantes participaram da Hora do Recreio com a Rádio Unijuí FM, quando ocorreu sorteio de brindes.

Por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.