Parcerias com instituições contribuem para a realização de Projetos Integradores - Unijuí

Desde 2021, a Graduação Mais da Unijuí conta com o Projeto Integrador, componente curricular que proporciona diferentes experiências profissionais aos acadêmicos, visto que durante os PIs são desenvolvidas soluções para desafios reais apresentados pela própria comunidade. Neste sentido, a parceria com instituições e empresas têm contribuído positivamente para a realização dos projetos.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins, os benefícios dessa interação são múltiplos e trazem a possibilidade de aproximação entre a Universidade e a comunidade, compreendendo as demandas e buscando o desenvolvimento de soluções.

“A partir desta aproximação, os estudantes são beneficiados porque têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A partir do desenvolvimento da solução de problemas reais da sociedade, constroem   aprendizados mais consistentes, já que eles estão praticando o exercício de suas futuras atividades profissionais desde o primeiro semestre, com a supervisão de um professor. Também desta maneira, estamos formando profissionais mais engajados socialmente e conscientes da importância do serviço à sociedade”, explicou Mariane.

Para o primeiro semestre deste ano, diversas parcerias já estão fechadas, a exemplo da Cisbra Agroindustrial, Prefeitura Municipal de Ijuí, Prefeitura de Santa Rosa, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta - Santa Rosa, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz - Santa Rosa, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) - Ijuí, Caps I - Ijuí, Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Associação de Saúde Mental de Ijuí - Assami Casa AMA, Escola Técnica Estadual 25 de Julho - Ijuí, Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), Clínica La Vie, Programa Primeira Infância Melhor (PIM) - Ijuí, empresa Suport de Leite, agricultores da Emater e Agriplan.

A coordenadora do NIP destaca ainda a importância das parcerias. “É imensa, porque permite que a Universidade se aproxime mais ainda da comunidade, para compreender suas necessidades reais, somando-se a outras atividades de extensão que são desenvolvidas. Estas atividades refletem o comprometimento da Unijuí em desenvolver sua missão que é a de contribuir para o desenvolvimento regional. Outro diferencial, que implica na importância das parcerias, é a sensibilização destes futuros profissionais para as diferentes realidades sociais, já que em sua formação os estudantes poderão se aproximar das mais diversas entidades, desde uma grande empresa, até uma microempresa familiar, ou ainda uma comunidade carente que precisa de atenção da sociedade. Assim, este futuro profissional poderá ter um olhar mais amplo da sociedade, conhecendo as diferentes realidades”, pontuou.

A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, acredita que as experiências adquiridas por meio da busca por soluções para desafios reais, através dos Projetos Integradores, podem influenciar positivamente na empregabilidade dos estudantes, fornecendo-lhes competências essenciais para o sucesso profissional além de experiência relevante para o mercado do trabalho.

“A aprendizagem apoiada no desenvolvimento de Projetos Integradores busca institucionalizar o aprender a fazer, fazendo. Os PIs propõem uma metodologia orientada para a solução de problemas reais da profissão, o que se entende ser eficaz para o desenvolvimento das competências necessárias à formação profissional e pessoal do estudante. Além disso, a abordagem de conhecimentos, quando associada a problemas reais da profissão, adquire uma perspectiva significativa para o estudante, tornando o processo de formação mais atrativo e estimulante, desenvolvendo a reflexão teórica sobre as vivências e experiências”, frisou a vice-reitora

Quem tiver interesse em ser parceiro da Unijuí para os Projetos Integradores, ainda há a possibilidade de participar. Basta acessar a  plataforma Sou mais e inscrever a sua demanda.