Sarau Literário da EFA celebra o bicentenário de Gonçalves Dias - Unijuí

Sarau Literário da EFA celebra o bicentenário de Gonçalves Dias

Em um dia dedicado à poesia, ao teatro, à música e à arte, a edição deste ano do Sarau literário da EFA teve como grande tema o bicentenário de Gonçalves Dias, poeta romântico brasileiro nascido em 1823, responsável por inaugurar uma literatura genuinamente nacional e por abrir caminho para o chamado Romantismo Indianista. O evento aconteceu no dia 31 de outubro e contou com a presença de todas as turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio, com a coordenação geral do professor doutor Leandro Renner de Moura e organização da turma 231.

Na abertura, uma apresentação musical do professor Leandro, tocando, no teclado, um medley das músicas “O Guarani”, do compositor de ópera romântica Carlos Gomes, e “Conquest of Paradise”, do compositor grego Vangelis, em uma alusão ao Brasil independente, ao período romântico e a Gonçalves Dias. Logo em seguida, a turma 231 prestou a sua homenagem ao escritor maranhense com uma encenação teatral, refazendo a trajetória de vida do poeta, sua formação intelectual, suas viagens a Portugal e uma brilhante representação do poema que deu origem ao Romantismo brasileiro, a Canção do Exílio.

De acordo com o professor e coordenador do Sarau, 2023 é um ano especial para a Literatura Brasileira, em que se comemora os 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias, um nome de peso em nossa tradição literária. “Por isso, não poderíamos deixar de expressar artisticamente nosso respeito por sua grande contribuição. Os alunos foram sensacionais na organização do evento e desta importante celebração, o que envolveu a criação de cenários, escolha de figurinos, escrita de roteiros, sonoplastias, entre outros detalhes que fizeram do evento um momento de múltiplas aprendizagens, em um clima de bom humor e otimismo”, disse.

Depois, o Sarau abriu espaço para diferentes expressões artísticas, iniciando com declamações poéticas e apresentações musicais dos estudantes, professores e funcionários da escola. A atração seguinte ficou por conta da turma C71, com orientação da professora mestre Rosana Barros. A turma fez uma imersão no mundo das crônicas, com uma performance teatral impecável dos estudantes representando as crônicas de Fernando Sabino e Luís Fernando Veríssimo.

Na sequência, foi a vez da turma 221 subir ao palco com duas dramatizações teatrais em torno do Realismo brasileiro, reverenciando um dos escritores mais consagrados da Literatura Brasileira: Machado de Assis. As obras representadas pelos estudantes foram “Quincas Borba” (1891) e “Dom Casmurro” (1899). Com orientação da professora Eliana Roigh Biolchio, a turma C91 brindou o público com uma criativa e nostálgica declamação conjunta da música “Todo cambia”, da cantora argentina Mercedes Sosa.

Por fim, os estudantes Yuri Casalini, Gabriel Miron e Augusto Bertoldo, com participação de Davi Roberto Borges de Moraes, abriram o repertório da música instrumental gaúcha, com gaita, bateria, pandeiro e violão, alegrando o auditório e encerrando em alto astral o Sarau Literário de 2023.

Com orientação e organização da professora Janaína Feller, o evento também contou com uma exposição de arte no hall de entrada do auditório, com expressões de toda ordem produzidas pelos alunos da EFA.

Segundo a vice-diretora da EFA, professora Eduarda Burckhardt, “o Sarau é uma proposta encantadora, um momento lindo e cheio de significados. A EFA acredita que momentos como esses são de muita aprendizagem e interação entre os alunos, valorizando a cultura e as diferentes expressões artísticas.”