O Hospital Veterinário da Unijuí completou no dia 1º de novembro, 220 castrações de cães e gatos, por meio do Programa Melhores Amigos. Realizado em parceria com o município de Ijuí e subsidiado pelo governo do Estado, o programa previa a castração de animais em situação de abandono ou tutelados por famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, entre os meses de junho e dezembro.
Este foi o segundo ano que o HV participou do Melhores Amigos, que tem como objetivo auxiliar no controle da superpopulação de cães e gatos e, com isso, oferecer mais qualidade de vida a esses animais. Conforme explica a diretora clínica do Hospital Veterinário da Unijuí, professora doutora Gabriele Callegaro Serafini, com trabalho intensificado, HV conseguiu cumprir a meta antes do prazo, concluindo os procedimentos neste mês de novembro.
“Acho super importante que o Hospital Veterinário da Unijuí participe de programas como esse, pois temos infraestrutura e equipe suficiente para conseguir cumprir as metas estipuladas. Além do fato de estarmos ajudando a comunidade com o controle populacional de cães e gatos, estamos proporcionando qualidade de vida para esses animais”, pontuou.
Segundo a professora Gabriele, a castração não só impede a gestação indesejada, como também proporciona a prevenção de doenças como, a piometra, que é a infecção do útero. Além disso, é uma excelente experiência aos acadêmicos da Unijuí que podem acompanhar os procedimentos. “Os estudantes do curso de Medicina Veterinária que fazem estágio no hospital têm a possibilidade de acompanhar esses procedimentos do início ao fim, englobando todas as etapas - atendimento, coleta de exames, anestesia, cirurgia e o pós-operatório, agregando conhecimento para sua formação”, destacou.