Ciência para Todos reuniu mais de dois mil estudantes e professores no campus Santa Rosa - Unijuí

Nesta quinta-feira, 19 de outubro, encerrou o Ciência para Todos da Unijuí Ano 3. O evento, promovido pela Fidene Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou aos estudantes e professores da Educação Básica, uma série de atividades promovidas pelos projetos de extensão desenvolvidos na Universidade.

Ao longo de três dias, mais de dois mil estudantes e professores visitaram o campus da Unijuí, em Santa Rosa, e conheceram as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão Física para Todos; Meninas Digitais na Computação; Energia Amiga; Meninas que Engenham o Futuro; AppGo; Robótica Educacional; Educação em Saúde; Conflitos Sociais e Direitos Humanos; Programe o Seu Futuro; Gestão Social e Cidadania; e Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola.  Além disso, nesta edição, a III Feira Regional de Matemática de Santa Rosa integrou a programação do evento.

O encerramento do Ciência para Todos ocorreu com a palestra os "Impactos da IA no Ensino: Fatos ou Boatos?", ministrada pelo professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí.

A coordenadora do campus, a professora doutora Taciana Paula Enderle, comemora o êxito do evento. “Ciência para Todos Ano 3 foi um grande sucesso, tivemos mais de dois mil estudantes de toda a região visitando o evento nos dois dias, e cerca de 100 professoras na palestra sobre IA no ensino. Estamos felizes com o alcance e resultados, acreditamos que conseguimos mostrar para estas crianças e jovens que a ciência, tecnologia e inovação são a base de um desenvolvimento sustentável”.

O evento esteve alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O Ciência para Todos da Unijuí Ano 3 contou com o apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste, Associação Comercial Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Agência de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul (ADFN) e Governo Municipal de Santa Rosa.