Ecossistema Impulsa Ijuí movimenta a comunidade com eventos que vão do agronegócio à mobilidade urbana - Unijuí

Criado com o intuito de promover a inovação e o desenvolvimento da economia do município, através da integração de empresas, governo, sociedade civil e universidade, o Ecossistema de Inovação Impulsa Ijuí vem mobilizando a comunidade e trazendo resultados positivos.

No último mês, foi concluído o desenvolvimento colaborativo da Legislação Municipal de Inovação, cujo movimento teve início no mês de maio com o consultor Alexandre Baraldi Tonin. Desde então, vários encontros foram realizados para a elaboração de uma lei adequada ao contexto local, que abordará, dentre outros temas, a governança do ecossistema, através de um conselho de inovação; a criação de um sandbox regulatório para o desenvolvimento de startups e negócios inovadores relacionados às cidades inteligentes; formas de incentivo, além de outras tantas ações.

Aconteceu também em setembro, apoiado pelo Impulsa Ijuí, a 3ª edição do Startup Weekend Ijuí, evento global da Techstars que tem como objetivo montar uma startup em 54 horas. Foram mais de 60 pessoas participantes, além de 32 patrocinadores e apoiadores que fizeram parte da jornada de inovação que aconteceu de sexta-feira a domingo, junto ao Espaço + Inovação. Os vencedores apresentaram as soluções “Cuide Bem”, “ECO Impulso” e “Facilita Professor”, sendo que as premiações contemplavam a incubação na Criatec, mentorias empresariais e ingressos para o Gramado Summit 2024.

O núcleo do agronegócio da Associação Comercial e Industrial (ACI), juntamente com o Sindicato Rural, realizou a palestra “Perspectiva para o mercado do agronegócio”, com Antônio da Luz, economista da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), nas dependências da ACI. Também ocorreu a palestra “O impacto financeiro da falta de saúde e segurança do trabalho nas empresas”, com Diego Calixto Klein, engenheiro de Segurança do Trabalho, no tradicional Café com Ideias do Sindilojas. Além disso, Ijuí foi rota do Giro pelo Rio Grande, com o painel “Brasil 2023: para onde estamos indo?”, organizado pelo Sindilojas e Fecomércio nas dependências da Sogi.

Também foi realizado o III Simpósio Municipal de Mobilidade Urbana: alternativas tecnológicas para gestão e monitoramento da mobilidade, nas dependências do Centro de Eventos da Unijuí. Ainda em setembro, foi realizada a 1ª Missão de Estudos em Planejamento, Desenvolvimento e Integração Regional de Territórios pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, onde os participantes tiveram a oportunidade de visitar em Toledo, no Paraná, o primeiro Parque Científico e Tecnológico de Biociências on demand side do país, que reúne educação, pesquisa e negócios. Já em Foz do Iguaçú, no Paraná, a visita ocorreu no Parque Tecnológico Itaipu, mantido principalmente pela Itaipu Binacional, com foco na inovação e no desenvolvimento regional. E para concluir o mês de setembro, foi realizado pela Unijuí, através da Criatec, o curso “Pensando fora da caixa com LEGO® SERIOUS PLAY®”, ministrado pelo facilitador Nedisson Luis Gessi.

Essa conexão entre entidades, propiciada pelo Ecossistema de Inovação Impulsa Ijuí, também trouxe outros resultados positivos, como foi o caso da empresa Suport D Leite, única startup brasileira selecionada no programa de aceleração Innovations in Sustainability 2023, realizado pela Village Capital com apoio da Unilever. A startup está incubada na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí e a proprietária, Denize da Rosa Fraga, professora da Universidade, enfatiza a importância de fazer parte de um ecossistema de inovação. “Participar do ecossistema, foi um divisor de águas. Ele conseguiu me inserir dentro desse mundo da inovação e me deu base sólida para que eu pudesse construir um projeto que realmente fará diferença”, disse.

Para ficar por dentro de todos os acontecimentos e próximos eventos do Impulsa Ijuí, siga nas redes sociais @impulsa.ijui. Interessados em participar deste movimento podem entrar em contato através do e-mail ijuiecossistema@gmail.com ou pelas redes sociais.